Revista Rua

Estatuto Editorial

 

  1. A REVISTA RUA é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

  2. A REVISTA RUA é uma revista impressa mas também acompanha a evolução das novas tecnologias de comunicação. Assume-se como uma revista de informação geral com atualização permanente, pondo em prática as mais modernas técnicas de expressão jornalística na internet.

  3. A REVISTA RUA assume-se como um órgão de comunicação independente, plural e equilibrado, regendo-se pelos valores éticos e deontológicos do jornalismo. A revista promove a livre expressão de ideias, o rigor informativo e a distinção clara entre informação e opinião.

  4. A REVISTA RUA tem como abrangência territorial a região do Minho, tendo especial atenção às comunidades minhotas espalhadas pelo país e pelo mundo.

  5. A REVISTA RUA permite ao público saber o estado da sua região nas mais diversas áreas; empreendedorismo, turismo, política, cultura, desporto, sociedade, entre outras. No entanto, a informação veiculada não deve ser limitada às fronteiras da região, tendo igual importância - de acordo com os critério editoriais - informações de âmbito nacional e internacional.

  6. A REVISTA RUA distingue-se pelo rigor, honestidade e, essencialmente, qualidade. Este projecto surge da necessidade de haver um meio de Comunicação Social que promova a região minhota em todo o território.

  7. A REVISTA RUA considera que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.

  8. A REVISTA RUA é responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.

  9. Os critérios editoriais da REVISTA RUA assentam nos princípios consagrados pela Constituição da República Portuguesa no que respeita ao direitos à Liberdade de Expressão e Informação, no Código Deontológico do Jornalista.

  10. A REVISTA RUA acolherá nas suas colunas o mais amplo leque possível de opiniões, e velará pela rigorosa separação destas dos conteúdos noticiosos.

  11. A REVISTA RUA é um órgão de informação aberto a pessoas de todas as culturas, povos, credos religiosos e ideologias políticas, tendo sempre em conta os valores sobre os quais assenta a democracia pluralista.

4 vídeos 725 followers 2 posts