Revista Rua

Apreciar. Cultura

Banhos Velhos estão de volta

A agenda cultural que revitaliza o antigo espaço termal das Caldas das Taipas volta este mês

Redação

Texto: Redação |

O antigo espaço termal das Caldas das Taipas volta a receber uma programação cultural recheada. Concertos, peças de teatro, palestras, tertúlias, apresentações e outras iniciativas preenchem uma agenda que se prolonga até setembro. Os três primeiros meses têm um plano bem delineado, com o espetáculo inaugural a acontecer já no dia 24 de abril. E atenção: todas as iniciativas são de entrada livre. 

Abrindo as portas à cultura, os Banhos Velhos, através da Taipas Termal (cooperativa que gere este espaço dedicado à cultura), estão de volta este mês. A programação estender-se-á até setembro, mas a organização apenas revelou os seus planos para o primeiro trimestre de atividade.  

Para esta temporada de 2017, a organização dos Banhos Velhos promete uma “agenda cultural eclética”, marcando o início do programa para o dia 24 de abril, pelas 21h30, através do espetáculo Vozes em Liberdade, um evento em parceria com o Núcleo de Estudos 25 de Abril, que assinalará os 43 anos da Revolução dos Cravos. Atuações da Academia Ritmos, da Academia de Música Fernando Matos e da Sociedade Filarmónica Vizelense farão parte deste primeiro dia de espetáculos.  

Em maio, a programação traz uma tertúlia apresentada pelo Professor Doutor António José Oliveira, no dia 5. O papel dos Banhos Velhos no desenvolvimento da indústria hoteleira e termal nos séculos XIX e XX é o tema escolhido para a conversa. Já no dia 13, em parceria com o  Shortcutz Guimarães, a organização revela um duplo atelier infantil, com o objetivo de “levar as curtas-metragens infantis, do espólio da competição, aos mais novos”. Ainda a par da projeção dos filmes, está agendada a realização de dois ateliers de construção de materiais de introdução ao universo audiovisual. “Os trabalhos resultantes do atelier serão posteriormente expostos nos Banhos Velhos”, assegura a organização.

No fim de semana seguinte, as tertúlias voltam a compor os painéis de atividades: em parceria com o jornal Reflexo e com a presença do Professor Doutor António José Oliveira e do livreiro José Duarte Pereira, os 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro será o tema da conversa.

A dia 20 de maio, é altura de apreciar a primeira peça de teatro da programação de 2017. A companhia de teatro ATRAMA subirá ao palco dos Banhos Velhos para apresentar a peça O Maior Castigo, da obra de Raúl Brandão.

No último fim de semana de maio, será a vez da música tomar conta da agenda, através de tertúlias e concertos. No dia 26, a tertúlia sobre os 25 anos do festival Paredes de Coura colocará em diálogo João Carvalho, da organização do festival, João Pereira, locutor da RUM, e Samuel Silva, o jornalista do Público que ficará responsável pela mediação da conversa. No dia 27, em jeito de despedida do mês de maio, Captain Boy e Minta & The Brook Trout serão os protagonistas dos espetáculos musicais.

No mês seguinte, os Banhos Velhos começam no dia 3, com a apresentação dos trabalhos elaborados nos ateliers infantis referidos acima. Depois, a 17 de junho, o músico Bruno Pernadas invadirá o palco com o seu Jazz, acompanhado pela sua banda.

Já no dia 24 de junho, em parceria com a libraria Sbob, é a vez do Clube de Leitura da Taipas Termal ter o seu momento, dando continuidade à programação cultural iniciada em 2016.

No fim do mês, no dia 29, o teatro volta aos Banhos Velhos através do grupo Ao Sabor dos Livros, um grupo composto por alunos e professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas, que interpretará a icónica obra de José Saramago, Memorial do Convento.


4 vídeos 725 followers 2 posts