Revista Rua

Apreciar. Cultura

Braga Barroca de 20 a 24 de setembro

Joana Soares

Texto: Joana Soares |

[ A exposição de Josefa de Óbidos, inaugurada já a 15 de setembro, é uma referência nesta edição da Braga Barroca ]

 

Para assinalar as Jornadas Europeias do Património, realiza-se pela quarta vez a Braga Barroca, entre 20 e 24 de setembro. O evento serve também para “dar uma oportunidade mais visível para os bracarenses desfrutarem e conhecerem o seu património”, salienta Lídia Dias, Vereadora da Cultura. Ao longo do ano existem muitas outras iniciativas que promovem o Barroco em Braga, mas, dada a sua relevância, há um momento especial reservado a este estilo, que “graças ao empenho e participação dos bracarenses, se solidificou nas dinâmicas culturais da cidade”.

Durante oito séculos, os Arcebispos dominaram a cidade de Braga, deixando marcas do estilo barroco em templos, conventos, fontes e edifícios públicos. Agora, durante estes dias, a Braga Barroca convida a descobrir sons e sabores da época, aproveitar visitas guiadas, ver encenações, entre outros momentos de aprendizagem e lazer. Este ano, destaca-se a exposição Josefa de Óbidos: Pintura em Tempo Barroco, dedicada a uma figura central do século XVII e da pintura barroca em Portugal. No reabilitado Palácio do Raio estarão reunidas obras referência de Josefa de Óbidos, provenientes de diversas localidades, numa exposição inaugurada a 15 de setembro e que se prolongará até 20 de outubro. No dia da inauguração haverá também uma sessão de história local sobre a pintora, às 21h30, no Auditório de S. Marcos. Entre os dias 20 a 23 de setembro, às 17h, irão decorrer visitadas guiadas à exposição.

Também outros pontos da cidade, como o Palácio dos Biscainhos, o Arco da Porta Nova, igrejas, praças, ruas e jardins do centro histórico serão, durante este evento, um convite à história, à memória e ao património bracarense.


4 vídeos 817 followers