Revista Rua

Saber. Desporto

Braga reúne condições de excelência para ser Cidade Europeia do Desporto em 2018

Durante esta avaliação institucional, a comissão pôde comprovar que Braga “possui condições de excelência para ser eleita Cidade Europeia do Desporto”.  Os resultados serão conhecidos a 31 de Janeiro de 2017.

Redação

Texto: Redação |

Durante quatro dias, Braga recebeu a comissão de avaliação da ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation) com o propósito de avaliar a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2018. Durante esta visita técnica, a comitiva ficou a conhecer de perto as diversas infra-estruturas desportivas e instituições do Concelho, assim como a implementação dos programas desportivos desenvolvidos pelo Município.

“Esta delegação teve a oportunidade de comprovar ao vivo aquilo que antecipadamente afirmamos quando submetemos a nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto, que é o facto de Braga ser uma Cidade que respira Desporto e vive-o intensamente durante todos os dias do ano”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a conclusão da visita, que teve lugar esta Quarta-feira, 23 de Novembro, no Theatro Circo, em Braga.

Durante esta avaliação institucional, a comissão pôde comprovar que Braga “possui condições de excelência para ser eleita Cidade Europeia do Desporto”, visitando as principais infra-estruturas desportivas do Concelho, como o Estádio Municipal, o Estádio 1º de Maio, o Pavilhão Multiusos da Universidade do Minho, o Aeródromo, Kartódromo Internacional e Circuito Vasco Sameiro, assim como o Complexo Desportivo da Rodovia.

“Não somos apenas reconhecidos pelas infra-estruturas que dispomos, pelos muitos praticantes federados que temos, ou pelas muitas instituições que prestigiam a nossa Cidade ao mais alto nível e nas diversas modalidades. Braga é também reconhecida pelos milhares de praticantes amadores que diariamente usam o desporto como forma de promoção da sua qualidade de vida e do seu bem-estar”, sustentou Ricardo Rio, sublinhando que Braga “cumpre escrupulosamente com as ambições que estão na base das decisões da ACES Europe e, particularmente, na atribuição deste título de Cidade Europeia do Desporto”.

Caso a candidatura Bracarense seja a vencedora, Ricardo Rio garantiu que em 2018, Braga “será uma Cidade que viverá intensamente o Desporto durante os 365 dias do ano”, mostrando “toda a convicção” que a candidatura Bracarense recolha a preferência dos responsáveis da ACES.

Além da mostra dos principais equipamentos desportivos, foram dados a conhecer os vários projectos que actualmente se desenvolvem em Braga, nomeadamente através da visita aos programas municipais ‘Os Piratas Vão à Piscina’, ‘BragActiva’ ou o Centro Municipal de Desporto Adaptado.

Gian Lupattelli, presidente e fundador da ACES Europe, referiu que esta visita revelou-se “muito positiva” e que a candidatura tem tudo para chegar a bom porto. “Braga tem todas as características para ser uma boa Cidade Europeia do Desporto, no entanto precisamos de conhecer a outra candidatura para, posteriormente, tomarmos uma decisão”, disse.

O responsável da ACES mostrou-se agradado com a dinâmica implementada na Cidade, facto que tornou esta visita especial. “Todos os que estão empenhados nesta candidatura estão a realizar um bom trabalho. Ser Cidade Europeia do Desporto não se resume apenas a um título. Trata-se de uma designação que requer muito trabalho durante todos os dias do ano, de forma a envolver toda a população e não apenas os desportistas”, referiu Gian Lupattelli, explicando que a uma Cidade Europeia do Desporto “não se exige que realize grandes eventos desportivos. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu valorizam mais a realização de iniciativas que promovam o desporto para todos e que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos”, concluiu.

A comitiva parte agora para Almada, cidade que disputa o título com Braga, de forma a avaliar a sua candidatura. Os resultados serão conhecidos a 31 de Janeiro de 2017.


4 vídeos 725 followers 2 posts