Revista Rua

Viver. Decantar

Brindes natalícios... com cheirinho a passagem de ano!

Por José Costa

Redação

Texto: Redação |

Natal é momento de encontros. Em família ou com amigos, o espírito natalício convida a brindes, antecipando uma noite longa. E, por falar em noites longas, a Passagem de Ano aproxima-se exigindo o mesmo espírito de festa. A RUA foi até Vila Nova de Famalicão, ao Chez Café Café, onde José Costa preparou algumas sugestões de cocktails para esta época festiva. 

O Porto Clássico

Em qualquer ocasião, um Vinho do Porto clássico é a companhia perfeita. Sirva-se de um Porto Ruby.

 

O Porto Tónico

A moda do Gin Tónico invadiu as exigências dos apreciadores de bebidas alcoólicas, mas o Porto Tónico é igualmente agradável e um excelente aperitivo. Num copo com gelo, adicione 5 cl de Vinho do Porto Branco Extra Seco, aromatize com limão, acrescentando ainda uma rodela de limão no copo para intensificar o sabor. Depois, junte água tónica q.b. No final, decore o seu copo com folha de hortelã e açúcar em pó, garantindo uma  apresentação natalícia.

 

O Porto Negroni

Seguindo a tendência atual dos cocktails negronis, esta sugestão baseia-se num cocktail com Vinho do Porto. Num recipiente, coloque 3 cl de Vinho do Porto Ruby. Adicione 3 cl de Campari e 2 cl de Gin Beefeater. Acrescente ainda uma colher de frutos vermelhos e gelo. Com a ajuda de um shaker, agite a mistura por uns segundos. Coloque no copo de cocktail e decore o resultado com hortelã e amora (ou outro fruto vermelho). Se não é apreciador de Campari, não desanime: a infusão de frutos vermelhos e a restante mistura com Vinho do Porto e Gin vai cortar o trago típico dessa bebida.

 

O Kir Royal

É o cocktail de champanhe ou espumante, mesmo como pede a noite de Passagem de Ano. Num flute, adicione 3 cl de Creme de Cassis fresco. Acrescente uma cereja cristalizada ou uma framboesa. Por fim, deite champanhe ou espumante (apesar de o tradicional Kir Royal usar champanhe). Esta sugestão é também uma excelente escolha para aperitivo.


4 vídeos 817 followers