Revista Rua

Apreciar. Cultura

CCVF apresenta peça que explica às crianças a crise dos refugiados

Joana Soares

Texto: Joana Soares |

Nos dias 13 e 14 de outubro, o Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) apresenta Do Bosque para o Mundo, de Inês Barahona e encenação de Miguel Fragata, uma peça que tenta explicar às crianças (a partir dos dez anos) a crise dos refugiados. O espetáculo confronta o público com a dureza dos factos ao mesmo tempo que realça a coragem humana. Uma história aparentemente distante, mas que podia ser a de qualquer um, que nos obriga a pensar no mundo em que vivemos.

O cenário faz-se de malas de viagem espalhadas no palco e de um grande mapa da Europa, no qual se reproduz a viagem dos dois irmãos retratados na peça, Farid e Reza, duas crianças refugiadas afegãs que são enviadas para Inglaterra pela mãe. O objetivo da peça é abrir espaço para que adultos e crianças possam falar sobre este tema tão próximo e presente na nossa realidade, dando a conhecer o horror de quem tenta escapar à guerra, vivendo uma realidade cruel. Apesar de geograficamente distante e situada num contexto social e político muito contrastante com o que aqui se vive, carrega um ponto comum essencial: todos são crianças e todas as crianças partilham necessidades e medos.

Para que a história pudesse chegar a todos, independentemente do nível de conhecimento de cada um, foi fundamental que a própria peça esclarecesse aos mais novos conceitos como tráfico, asilo ou as regras e leis dos países europeus, algo conseguido através de diversas estratégias apelativas para os mais novos. 

No dia 13, sexta-feira, estão reservadas duas apresentações para escolas (às 10h30 e às 15h00) e no dia 14, às 16h00, a sessão é destinada a famílias. Os bilhetes para a sessão de sábado encontram-se disponíveis nos pontos de venda habituais, podendo ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, da Plataforma das Artes e da Criatividade e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.


4 vídeos 808 followers