Revista Rua

Observar. Região

Casa das Bananas: Um cálice de Moscatel e uma banana

Joana Soares

Texto: Joana Soares |

É na Casa das Bananas, em Braga, que acontece uma das mais conhecidas tradições de Natal da cidade. A tradição do Bananeiro, nome pelo qual a Casa das Bananas já é conhecida, teve origem há cerca de quarenta anos. Horas antes da consoada, na Rua do Souto, juntam-se amigos, familiares e desconhecidos para dar as boas-festas uns aos outros, acompanhados de um cálice de moscatel e de uma banana.

Ainda antes desta tradição ter início, o estabelecimento era apenas um armazém de bananas que, para atrair mais clientes, montou um pequeno balcão para servir moscatel. Quando os clientes pediam algo para comer, o proprietário dava-lhes uma banana, o produto da casa. Esta combinação, à partida estranha, começou a ficar popular entre os clientes, mas ganhou mais força quando um grupo de amigos se começou a juntar pela altura do Natal, na Casa das Bananas, para desejarem as boas-festas uns aos outros, acompanhados desta combinação. Ano após ano, iam-se juntando mais pessoas neste local e o cálice de moscatel e a banana foram-se tornando uma tradição entre os bracarenses.

Hoje, a Casa das Bananas já não tem espaço para receber a quantidade de pessoas que querem participar nesta tradição natalícia, mas não é por isso que os bracarenses deixam de a cumprir. A Rua do Souto enche-se de gente que traz o moscatel e a banana de casa, para não deixar a tradição cair em esquecimento. Muitos amigos só se encontram uma vez por ano, aqui, no Bananeiro e, afinal de contas, o que importa é desejar as boas-festas e celebrar a amizade e o Natal!


4 vídeos 817 followers