Revista Rua

Observar. Região

Concerto de Natal para os bracarenses

Redação

Texto: Redação |

O Município de Braga promover esta quinta-feira, 22 de Dezembro, um grande Concerto de Natal que será executado pela Orquestra Barroca e Coro da Casa da Música que se realiza a partir das 21h30 na Sé Primaz.

A Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música reúnem-se para celebrar o Natal com obras alusivas à época. No centro do programa está a espectacular Missa para o Santíssimo Natal, de Alessandro Scarlatti, escrita para coro duplo e destilando virtuosismo ao melhor estilo italiano.

Estreada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, no ano de 1707, a Missa está ancorada na melhor tradição da policoralidade veneziana e nas missas cíclicas do Renascimento. Por entre os seus andamentos, escutaremos peças festivas de diversos autores, incluindo o famoso Concerto para a Noite de Natal, de Corelli.

Formada há 10 anos, a Orquestra Barroca é actualmente dirigida por Laurence Cummings. Para além dos palcos nacionais, a Orquestra Barroca da Casa da Música conta com apresentações em Espanha, França e Inglaterra.

Por seu turno, o Coro da Casa da Música foi criado em 2009, sendo dirigido por Paul Hillier. Destaca-se a passagem pelos festivais ‘Laus Polyphoniae’, em Antuérpia, na Holanda, ‘Handel’, de Londres, ‘Tenso Days’, em Marselha, e nos festivais de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha, e de Música Contemporânea, de Huddersfield, em Inglaterra.

A entrada neste grande Concerto de Natal é gratuita, recomendando-se a todos os interessados que compareçam com antecedência já que é esperada grande afluência de público.


4 vídeos 808 followers