Revista Rua

Lifestyle. Bússola

Costa Rica - Pura Vida, no coração da América

Redação

Texto: Redação |

Princesa da América Central, rodeada pela Nicarágua, pelo Panamá e pelas preciosas águas do Mar das Caraíbas e do Oceano Pacífico, a Costa Rica é uma nação pequena, mas recheada de uma beleza natural de cortar a respiração. 

Princesa da América Central, rodeada pela Nicarágua, pelo Panamá e pelas preciosas águas do Mar das Caraíbas e do Oceano Pacífico, a Costa Rica é uma nação pequena, mas recheada de uma beleza natural de cortar a respiração. Com o respeito pelo meio ambiente como regra básica de cidadania entre os costa-riquenhos, não é de estranhar que este país com uma democracia consolidada seja pautado pela maior diversidade de fauna e flora da América Central. “Pura Vida”, como diriam os habitantes. Mas vamos às informações principais para aqueles que procuram a Costa Rica como destino: a língua oficial é o espanhol e a capital é San José, uma cidade tranquila. Quanto ao clima, a Costa Rica é uma montanha-russa de emoções. Apesar de pequena, as condições climatéricas desta terra da América Latina são bastante diversas. Por exemplo, nas montanhas o frio é uma constante, mas na capital e no Valle Central a “primavera é eterna”. Já na costa, o calor pode ser intenso. Portanto, precisar as melhores alturas para visitar a Costa Rica é difícil, porque mesmo na época de verano, de novembro a abril, como referem os locais, pode chover bastante, embora a chamada estação chuvosa seja entre maio e outubro. Tropical é a melhor forma de descrever o clima do país – e dessa forma não somos incongruentes.

Considerado um dos mais bonitos destinos na América Central, a Costa Rica surpreende pelas paisagens, pelas opções de atividades ao ar livre, pela vida selvagem, pela riqueza que vem das águas do mar. São quilómetros de praias deslumbrantes, são ondas que convidam ao surf, são florestas como pano de fundo de uma aventura selvagem. Escolher pode ser tarefa árdua, mas aqui deixamos as nossas sugestões. Se é fanático por praias, descubra a Playa Sámara, com areia branca e águas cristalinas. Esta zona é calma apesar de ter restaurantes e cafés por perto. É uma ótima escolha para as famílias. Montezuma, outrora uma aldeia piscatória na Península de Nicoya, é hoje também uma praia bastante popular. Puerto Viejo de Talamanca, no sudeste da Costa Rica, tem influências de reggae e, portanto, é um local perfeito para quem procura um ambiente descontraído com praia, vegetação, alojamento e restauração. Para quem se vê em cima de uma prancha, Puerto Viejo de Talamanca é conhecido pela Salva Brava, as mais poderosas ondas do país. Ainda para surfistas, indicamos Malpaís e Santa Teresa, no extremo da Península de Nicoya.

No entanto, se a sua intenção é descobrir o interior da vida natural da Costa Rica, comece por observar o vulcão Arenal, se o dia assim o permitir. Este vulcão é um dos mais ativos da região. Depois, Monteverde e Santa Elena são o ponto alto das atrações naturais na Costa Rica. As caminhadas nestas florestas nubladas, apelidadas deste jeito devido ao nevoeiro típico das montanhas nestas zonas tropicais, são algo que aconselhamos. Para os mais aventureiros, o Sky Walk em Monteverde é uma boa maneira de conhecer a floresta, percorrendo 2,5 km de trilhos planos e acessíveis. Experimente ainda fazer canopy neste local. Para os mais corajosos, elevamos a fasquia: o rafting em Turrialba, a subida do Cerro Chirripó, uma caminhada de 18 km para alcançar as vistas maravilhosas sob o Pacífico e o Mar das Caraíbas, e os passeios de canoa pelo Parque Nacional Tortuguero, passeios estes sujeitos a surpresas de vida animal. Ainda em Tortuguero, não deixe de aguardar pela noite para tentar assistir à chegada das tartarugas. Sim, porque Tortuguero é um dos principais pontos de desova de tartarugas em todo o mundo.

 


Relacionados

4 vídeos 817 followers