Revista Rua

Observar. Código Postal

Couraíso

Esta é a minha carta de amor a Paredes de Coura, um paraíso, o Couraíso.

José Gonçalves Lopes

Texto: José Gonçalves Lopes |

Paredes de Coura é um concelho do distrito de Viana do Castelo, no coração do Minho, que tem pouco mais de 9000 habitantes. O nome do concelho é conhecido por todo o país, e não só, por ser o local de um dos melhores festivais de verão do país.

Porém, Paredes de Coura tem outras razões que merecem visita. Saliento, desde já, a Igreja de São Pedro de Rubiães, que se ergue junto à estrada e onde pode ser visto um marco miliário, da via romana XIX, que ligava Braga a Tui. É monumento nacional desde 1913, mas a mais antiga referência é de 1257, data da sua construção ou reconstrução. Na mesma freguesia de Rubiães recomendo também a visita à ponte românica, pertencente aos Caminhos de Santiago e classificada como Imóvel de Interesse Público em 1961.

A Casa Grande de Romarigães é o monumento mais célebre de Paredes de Coura. Esta casa, eternizada na obra de Aquilino Ribeiro em 1957, com o mesmo nome, está atualmente em elevado estado de degradação, com a natureza quase a conquistar a totalidade do edifício. Ainda é possível avistar a capela particular dentro da propriedade.

A quase 900 metros de altitude é possível usufruir da Paisagem Protegida do Corno do Bico. Nesta região nascem três dos mais relevantes rios minhotos, o Coura, o Labruja e o Vez. A presença de vestígios de povoados fortificados, revelam a importância e as marcas do passado que este local possui. Para além das espécies autóctones, este espaço atrai espécies que necessitam ser conservadas, como por exemplo o lobo ibérico.

Paredes de Coura é uma localidade de eleição, com espaços de turismo em espaço rural de muito boa qualidade, é uma terra onde podemos inspirar tranquilidade numa simbiose perfeita com a natureza.

Esta é a minha carta de amor a Paredes de Coura, um paraíso, o Couraíso, habitat da boa música, onde as pessoas sabem receber, uma terra onde as montanhas se fundem com os vales verdejantes, nutridos pelos inúmeros riachos dispersos pelo concelho. Até agosto Paredes de Coura.

 


4 vídeos 817 followers