Revista Rua

Lifestyle. Bússola

Finlândia, o paraíso nórdico para descobrir

Reyes Riveiro

Texto: Reyes Riveiro |

É bem conhecido que a Finlândia é um dos países onde é posível admirar as auroras boreais, um incrível fenómeno da natureza que tinge os céus noturnos de cores brilhantes. Mas além disto, o que é que sabe sobre a Finlândia?

Chamada Suomi em finlandês, é uma região do norte de Europa rodeada pelo mar Báltico, uma das mais frias do continente e aquela que lidera os rankings dos países com mais estabilidade e melhor qualidade de vida do mundo.

Na Finlândia, o Natal já começa no mês de outubro com a Pikkujoulu, a celebração de boas-vindas. Durante o Natal, os finlandeses têm também a sua própria celebração, com o solstício de inverno, para honrar a Beiwe, deusa da fertilidade. A Lapónia, no Círculo Polar Ártico, é o lugar ideal para desfrutar do Natal e da neve, mas o espírito natalício está presente em Helsínquia, a capital finlandesa, e outros pontos como Tampere, Porvoo e Turku.

Rovaniemi, no coração da Lapónia, é conhecida por ser a terra do Pai Natal e, por isso, é um dos maiores ex-libris da zona. Nesta localidade, pode escolher entre patinar sobre gelo, esquiar, conduzir motas de neve, deslizar num trenó de neve ou jantar num restaurante de gelo. Também é costume dar um banho nas águas geladas para depois passar à sauna: não deixe de fazê-lo se visita este país no inverno! Rovaniemi é o reflexo do verdadeiro Natal e nos seus arredores existe mesmo o Santa Park, um parque de diversões com atividades focadas na figura do Pai Natal, que pode ser uma boa opção para visitar com toda a família.

Para o jantar de Natal, é tradicional comer-se o porco assado, um prato que geralmente é acompanhado por um copo de glögi, um vinho quente elaborado com vodka, especiarias, amêndoas e uvas passas.

Na noite de Passagem de Ano, junto com os fogos de artifício, é comum a valaa tinaa. Este ritual para a boa sorte consiste em fundir uma ferradura, deitar o fundido em água e, depois de solidificar, interpretar a forma resultante para predizer o novo ano.

Única e fascinante, assim é a beleza da Finlândia e das suas tradições.


4 vídeos 817 followers