Revista Rua

Observar. Código Postal

Funicular do Bom Jesus

José Gonçalves Lopes

Texto: José Gonçalves Lopes |

Bom Jesus, guardião da cidade de Braga, capital do Minho, uma das cidades mais relevantes do Norte, possui na sua encosta verdejante o primeiro funicular construído na Península Ibérica. Quem mandou construir o elevador foi o empresário Manuel Joaquim Gomes, que no século XIX percebeu que devia substituir o esforço equídeo que puxava os veículos sobre carris que levavam as pessoas ao topo do monte.

O suíço Niklaus Riggenbach foi o engenheiro responsável pelo equipamento, com a ajuda técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard, que ficou encarregado dos trabalhos, iniciados em março de 1880. No mesmo mês, mas de 1882, no dia 25, é inaugurado o elevador do Bom Jesus.

Como funciona o funicular? O equipamento é constituído por duas cabines, com a capacidade para 38 pessoas, 5000 kg cada, com um depósito de água cada uma com capacidade para quase 6000 litros. O depósito da cabine que se encontra na parte superior é enchido com água, enquanto a que está em baixo esvazia. Essa diferença de pesos permite o movimento das duas cabines.

A distância da viagem é de 274 metros, com um desnível de 116 metros. Nos dias de hoje, este funicular é o mais antigo no mundo, com 135 anos e ainda a funcionar com o sistema de contrapeso de água.

A 23 de maio de 2013 foi classificado como Monumento de Interesse Público.

Se ainda não experimentou esta viagem, fica aqui a minha sugestão. É uma forma diferente e menos cansativa de apreciar toda a beleza do complexo do Bom Jesus.


4 vídeos 725 followers 2 posts