Revista Rua

Viver. Cozinhar

Hummus de beterraba e molho tahíne com palitos de vegetais

Regina Lima

Texto: Regina Lima |

Já provaram hummus?

​​​O hummus é um prato típico da culinária israelense e é feito à base de grão-de-bico cozido, que depois é triturado e por fim temperado. É uma excelente opção num estilo de vida saudável porque é rico em proteína, ferro e fibras.

Pode ser usado como uma entrada, um topping de uma salada ou até um lanche.

A forma de acompanhar o hummus varia muito do gosto de cada um mas como o hummus é quase como um paté, muitos acabam por acompanhar com pão, não sendo a opção mais saudável. Aliás, na minha opinião nem sequer é a melhor combinação. Gosto de servir com pedaços/palitos de cenoura, aipo, pepino ou até de maçã verde.

Esta pasta de grão-de-bico pode ser feita com os mais variados ingredientes e temperos, fica ao critério e criatividade de cada um. No meu nunca falha pimenta preta, sumo de limão, salsa fresca e sal dos himalaias.

 

Ingredientes

 

Receita

 
250g de grão de bico cozido
1 beterraba bio pequena
2 dentes de alho​
Sumo de um limão
1 mão de salsa fresca
2x colheres de sopa de azeite extra virgem
Pimenta preta
Sal dos himalaias a gosto

 

 · Juntar o grão de bico com meia beterraba e sumo de limão, alho, salsa e azeite numa liquidificadora e triturar até ficar em pasta;

 · Adicionar sal dos himalaias e especiarias a gosto;

 · Adicionar uma colher de sobremesa de molho tahíne (sésamo moído);

 · Cortar umas tiras de pepino e cenoura e decorar na tigela.

 

 

Partilhem os vossos hummus comigo através do hasthag #nutreeme.


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