Revista Rua

Apreciar. Música

Ínsua do Vez Summer Sessions

O festival Ínsua do Vez Summer Sessions celebra o 10º aniversário com um cartaz energético 

Marta Alves

Texto: Marta Alves |

Entre 10 a 13 de Agosto, a vila de Arcos de Valdevez acolhe a edição comemorativa dos dez anos do festival de verão - Ínsua do Vez Summer Sessions. Inserido nas festas do concelho, o evento decorre entre as margens do rio Vez e conta com mais de uma dezena de artistas não só populares mas também emergentes. Em conversa com os organizadores, a revista RUA conheceu, em primeira mão, três artistas que marcaram presença no cartaz: Ninja kore (dj set) (10 de Agosto), Deejay Slimcutz (11 de Agosto) e Frank Maurel (13 de Agosto).  

A entrada é gratuita.

2007 é o ano que marca o início do Ínsua do Vez Summer Sessions. Um grupo de cinco jovens idealizou um festival de pequena dimensão com o propósito de dar uma atividade lúdica à juventude da terra. Tendo em conta que as atividades das festas do concelho terminavam por volta da meia-noite, o diálogo entre amigos passou por “fazer algo diferente em Arcos de Valdevez” e combater “a falha contínua” da inexistência de um evento musical. Segundo o diretor, Luís Carlos, o local do festival foi escolhido “desde da primeira hora” e o nome não podia deixar de ser alusivo ao espaço. O primeiro ano contou com um misto de bandas e Djs. Entre outros, Da Weasel, os Dealema, Diego Miranda, Dj Ride já subiram ao palco. Entretanto, o IVSS tem apostado exclusivamente em Djs não só por questão de logística mas também porque os festivaleiros foram manifestando a sua preferência.

O tempo passou e hoje apenas dois rostos são protagonistas deste projeto. Além de Luís Carlos, Pedro Sousa, enquanto vice-diretor, conduz esta iniciativa há cinco anos e o trabalho que está a seu cargo passa, essencialmente, pela contratação de artistas e pela comunicação (gestão de redes). 

Luís Carlos, à esquerda, e Pedro Sousa, à direita 

Luís Carlos admite que o público alvo não se cinge aos jovens, uma vez que passam por ali pessoas dos 16 aos 60 anos e garante também que “não há nenhum dos dias que a pista esteja vazia”. Com o apoio da Folia (Associação de Festas e Animação Cultural) e do Município desde da primeira edição, os programadores afirmam que no espaço de dez anos “muita coisa mudou - desde a segurança, a decoração, a higiene sanitária, a limpeza do recinto e, até mesmo, o cenário que está mais verde, com mais árvores”. Já Pedro Sousa refere que a ideia desta edição gira à volta da história do festival – “trazer um cartaz com um alinhamento que relembre aquilo que se passou” e, além disso, numa forte aposta em reforçar as atuações dos Dj’s.  

Os quatro dias de festa têm um marco que os organizadores não deixaram de sublinhar. As noites com géneros musicais diferentes levam “a cada um ter um bocadinho de si, a identificar-se com alguma coisa”.  

Quanto às novidades do cartaz, as atuações pela primeira vez de Ninja Kore (dj set) e de Frank Maurel e a terceira vez Deejay Slimcutz são algumas confirmações. Para conhecer o restante alinhamento, basta aceder ao link festivalivss

Ainda em conversa, os promotores do festival confessaram que o apoio da Folia e do Município tem se vindo alterar ao longo do tempo: “há uns anos  houve um redução significativa da verba e mantém-se essa redução, nós temos conseguido fazer um bom cartaz, a experiência também nos vai permitindo um poder negocial diferente face aquilo que era há dez anos”.  

O cartaz conta também com djs do concelho e de vilas vizinhas de arcos de Valdevez, uma vez que há uma necessidade de “dar prioridade a esses “novos talentos””. 

Confrontados com a questão “como é que é possível organizar um festival com apenas quatro braços?”, Luís Carlos e Pedro Sousa afirmam que “isto é muito mais que quatro braços... aqui há desde do gráfico até ao dia seguinte ter que vir um técnico que limpa o espaço no dia seguinte”. É uma máquina que estando bem afinada e bem entrosada tem tudo para correr bem”.

Mais uma vez, a célebre ponte centenária faz parte do cenário do Ínsua do Vez Summer Sessions que, este ano, viverá uma edição especial por ter dez velas para soprar.  

 


4 vídeos 817 followers