Revista Rua

Observar. Região

Mercado de São João: O Rei do Bacalhau

Andreia Filipa Ferreira

Texto: Andreia Filipa Ferreira |

No centro histórico de Braga, na Rua de S. João, a poucos metros da Sé, Manuel Machado recebe-nos com a tradicional boa disposição. Já são muitos anos a cumprimentar a clientela que visita uma casa centenária em busca do “melhor bacalhau de Braga”. Em funcionamento desde 1894, o Mercado de São João é uma mercearia onde se encontram os produtos típicos destas lojas de comércio tradicional, desde as conservas ao azeite, passando pelos vinhos, licores e conhaques de reserva. Maioritariamente são produtos nacionais, com o selo de qualidade confirmado por Manuel Machado, que simpaticamente nos faz sentir bem-vindos a esta sua casa.

Pisando o interior do Mercado de São João, deixando para trás os icónicos bacalhaus que sinalizam a entrada da mercearia, parece que o tempo não passou por ali. É exatamente por isso que este recanto tradicional é atração para os turistas. Mas vamos ao que importa: o bacalhau! “O preço é sempre baixo, não é publicidade enganosa! É tudo de qualidade”, afirma Manuel, acrescentando: “Há muita gente de Braga que vem cá de propósito comprar o bacalhau para a ceia de Natal, mas também vendemos muito bacalhau para fora... até para fora do país!”, conta-nos, orgulhoso.

Com um espírito alegre, Manuel Machado diz-se contente pelo legado do Mercado de São João, mesmo que o cansaço já o vá atormentando. “Tudo começa a ter um fim... eu já estou cansado, mas gosto mesmo muito disto!”. Enquanto houver forças, este rei do bacalhau vai deixando convites à visita da sua casa – nem que seja só para beber um bom moscatel! 


4 vídeos 817 followers