Revista Rua

Observar. Código Postal

Palácio Vila Flor, um património no berço da nossa História

José Gonçalves Lopes

Texto: José Gonçalves Lopes |

Guimarães, berço da nacionalidade, Capital Europeia da Cultura em 2012, uma cidade que respira História e um dos pontos turísticos e culturais mais relevantes do norte do país.

Numa cidade tão ativa, o Centro Cultural Vila Flor é o principal espaço cultural. Inaugurado a 17 de setembro de 2005, está enquadrado num complexo repleto de história. O Palácio Vila Flor, edificado no século XVIII, foi mandado construir pelo vimaranense Tadeu Luís António Lopes de Carvalho de Fonseca e Camões, Moço Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, entre outros títulos.

Este espaço está intimamente ligado à história de Guimarães, porque recebeu a Rainha D. Maria II em 1853, ano em que Guimarães foi elevada a cidade, por decreto da referida soberana. Ainda no mesmo século, em 1884 foi o palco da primeira Exposição Industrial e Comercial de Guimarães.

Durante os anos teve vários proprietários, como por exemplo os Condes de Arrochela e a família Jordão. Nas fachadas norte e oeste podem ser vistas um conjunto de estátuas dos Reis de Portugal.

Em 1976, o espaço foi adquirido pela Câmara Municipal de Guimarães, onde se instalou o Polo de Guimarães da Universidade do Minho, a Academia de Música e uma Oficina de Teatro.

A acompanhar o Palácio, minuciosamente desenhados, podem ser visitados os jardins de buxo, que em 2006 receberam uma Menção Honrosa na categoria Espaços Exteriores de Uso Público do Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista.

Estes jardins, na frente da fachada norte do palácio, possuem vários patamares, com uma vista panorâmica e privilegiada para a cidade, todos eles compostos por estátuas, urnas e separados por balaustradas com decoração rocaille. Estão ainda ligados por um conjunto de escadas de ambos os lados que nos leva para o mesmo local no patamar inferior.

Se não conhecem este local, é obrigatória a visita, seja para desfrutar dos jardins, apreciar uma exposição, um espetáculo de teatro, música e de outras artes que durante todo o ano preenchem este autêntico património.


4 vídeos 817 followers