Revista Rua

Lifestyle. Ao Volante

Peugeot 5008

Um Peugeot de garras afiadas!

Nuno Sampaio

Texto: Nuno Sampaio |

Graças a uma remodelação completa, o Peugeot 5008 está quase irreconhecível em relação ao modelo anterior. Com um interior de luxo e uma sensação de condução que vai muito além das expetativas, o novo SUV da marca francesa apresenta-se melhor do que nunca. Como seria de esperar, o 5008 partilha muito do novo 3008, mas também existem muitas diferenças a ter em conta. Uma delas é uma terceira fila de assentos (dois) na parte de trás (modelo de sete lugares) que, embora não sejam os mais confortáveis, podem ser dobrados ou totalmente retirados do veículo de uma forma prática e acessível, possibilitando o transporte de objetos bastante compridos, como por exemplo uma prancha de surf. Depois temos uma segunda fila de bancos (três) rebatíveis, que podem deslocar-se longitudinalmente de forma individual, e que oferecem bastante espaço. O mais recente SUV da Peugeot chega a Portugal com quatro níveis de equipamento e quatro motores – um a gasolina PureTech e três diesel BlueHDi. A versão de teste é o topo de gama, 2.0 BlueHDi de 180 cv com o nível de equipamento GT. Nesta versão, e para quem gosta de um motor mais nervoso, temos a possibilidade de conduzir no modo Sport e deixar-nos levar por uma dinâmica acutilante sem nunca nos apercebermos que conduzimos um SUV de sete lugares.  Um capô longo e linhas mais retas e faróis com uma aparência bastante aguerrida, são os pontos fortes na parte exterior. No interior, encontram-se algumas semelhanças com o irmão mais pequeno 3008 como:  volante de dimensões reduzidas, o i-cockpit digital, o "teclado" dos comandos no tablier e o ecrã digital.

Com preços que podem variar entre 32.380€ (Gama Pure Tech 1.2 com 130 CV) e 46.220€ (Gama GT 2.0 Blue HDi de 180 CV), o novo Peugeot 5008 ascende a um novo território, reservado aos grandes SUV de sete lugares do segmento C. Chegou a 19 de maio ao mercado nacional com argumentos irrefutáveis, destacando-se o Peugeot i-Cockpit de última geração, a ‘Efficient Modular Platform’ EMP2 e os numerosos dispositivos high-tech de conforto e de segurança. Em Portugal, acrescenta, ainda, a vantagem de ser Classe 1 nas portagens.


4 vídeos 817 followers