Revista Rua

Viver. Decantar

QP Syrah 2011

Rafael de Oliveira

Texto: Rafael de Oliveira |

A casa Marcolino Sebo é uma empresa familiar que está ligada à área da viticultura há mais de 30 anos.

Foi no virar do século XX, no ano 2000, que Marcolino Sebo, contando com 130 hectares divididos por sete parcelas de vinha situadas entre Borba e Estremoz, caracterizadas pelos solos argilo-calcários e argilo-xistosos, começou a vinificação.

Uma das suas apostas foram as monocastas, vinhos produzidos com uma única casta (os tintos Syrah, Aragonêz, Touriga Nacional e o Branco Chardonnay).

O vinho que vos quero falar é o QP – Syrah, um vinho de cor vermelha púrpura, aroma complexo de frutos pretos maduros, cacau, especiarias e baunilha.

Na boca é um vinho denso, com forte estrutura e com um final de prova bastante persistente.

Os seus 15% vol. torna-o um vinho ideal para estes dias de inverno. Não tenhamos pressa em começar a beber. Como bom alentejano, vamos com calma, deixamos ‘respirar’ um pouco e depois... guarde uns bons momentos para acompanhar este néctar fantástico.

Um vinho vinificado, segundo o método tradicional de pisa em lagar, com temperatura de fermentação controlada. Com um envelhecimento de 12 meses em carvalho francês e depois seis meses em garrafa. Na boca é um vinho denso, com forte estrutura e com um final de prova bastante persistente. Deve ser servido a uma temperatura de 18-20ºC, ideal para acompanhar pratos tradicionais.

Como costumo dizer, antes só vinho, que mal-acompanhado!

 

Notas de Prova

Com a atratividade da cor vermelha púrpura, este vinho apresenta uma boa estrutura aromática, com uma nota de madeira e ervas aromáticas. 
O aroma é complexo, com frutos pretos maduros, cacau, especiarias e baunilha. Com boa estrutura de boca, equilibrado de taninos, é ideal para acompanhar pratos tradicionais, sobremesas e queijos. É pertinente informar que este QP Syrah 2011, produzido sob a direção técnica do enólogo Jorge Santos, foi distinguido, em 2015, com a Medalha de Ouro no concurso internacional Mundus Vini. Este vinho regional alentejano, um tinto de 2011, pode ser provado no Mercado da Saudade, na Rua Dom Paio Mendes, bem perto da Sé de Braga.

4 vídeos 692 followers 2 posts