Revista Rua

Viver. Cozinhar

Refeições Pré e Pós-Treino

Regina Lima

Texto: Regina Lima |

Por Regina Lima, autora do blog www.nutree.me

 

Nos dias de hoje e com tanta informação acerca do que devemos e não devemos comer fica cada vez mais difícil perceber quais as melhores opções alimentares.
Para ficar em forma não se trata apenas de praticar exercício físico, beber muita água e evitar a comida fast food. A forma como nos alimentamos, os alimentos que ingerimos diariamente e o estilo de vida que praticamos são essenciais para uma vida ativa e saudável.
No que diz respeito à alimentação em geral e particularmente pré e pós-treino é importante referir que tudo depende do objetivo de cada um, do estilo de vida de cada um, do tipo de exercício praticado, entre outros fatores. Ou seja, há dicas essenciais daquilo que cada uma destas refeições deve incluir, no entanto, a alimentação é individualizada a cada ser humano e por isso temos sempre que adaptar ao estilo de vida e à realidade de cada individuo.
De uma forma geral, uma refeição pré-treino deve ter um maior teor de hidratos de carbono (flocos de aveia, tapioca, quinoa, batata doce) para que tenhamos maior energia e uma melhor performance no treino. Deverá ainda ter algum teor de gordura (frutos secos, manteigas oleaginosas, abacate) e algum teor de proteína (carne branca, peixe, ovo). A refeição pós-treino deve ser o oposto, ou seja, aumentar substancialmente a quantidade de proteína, manter a gordura e reduzir os hidratos de carbono. 

Deixo-vos duas receitas: 

Refeição Pré-Treino Panquecas de banana e cacau

Ingredientes

 

Receita

 

 
Ingredientes para a massa:
1 banana
1 ovo
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de sobremesa de cacau cru em pó
20/30ml de bebida de amêndoa
 
Ingredientes para o topping:
3 morangos fatiados
1 colher de café de polén de abelha
1 colher de sobremesa de manteiga de amêndoa
1 colher de sobremesa de lascas de coco
1 colher de café de sementes de abóbora
 

 

 

Para a massa: colocar todos os ingredientes para a massa num copo largo e triturar tudo com uma varinha mágica.

Depois de obterem uma massa homogênea, colocar uma frigideira antiaderente no fogão, em lume médio, com uma colher de café de óleo de coco extra-virgem.

Colocar uma colher de sopa da massa por panqueca, fazendo pequenos círculos e tapar durante 4/5 minutos (até a massa começar a ficar com bolinhas, quando estiver nesse ponto devem virar mais 2 minutos).

Deixar sempre a frigideira tapada enquanto estão a cozinhar a panqueca.

Depois é só adicionar o topping e degustar!


 

Refeição Pós-Treino Crepioca Salgada

Ingredientes

 

Receita

 

 
Ingredientes para a massa da crepioca:
1 ovo;
2 claras;
2 colheres de sopa de farinha de tapioca hidratada;
1 colher de café de curcuma e pimenta preta
 
Ingredientes para o topping:
1 lata de atum bio posta ao azeite ou ao natural
1/2 pimento verde
4 nozes picadas
1 colher de sobremesa de sementes de cânhamo
3 cogumelos portobello
1 colher de café de sementes de abóbora
 

 

 

Para o crepe: bater o ovo, as claras, a farinha de tapioca e o mix de curcuma e pimenta preta e colocar numa frigideira antiaderente, já quente e em lume médio/alto e tapar, durante 2 a 3 minutos (até conseguir virar o crepe) e deixar mais 1 ou 2 minutos.

Para o topping: picar o atum e misturar com sumo de meio limão e uma pitada de sal dos himalaias; colocar no creme primeiro os cogumelos, depois o atum, o pimento, as nozes e as sementes.


 


Relacionados

4 vídeos 725 followers 2 posts