Revista Rua

Viver. Decantar

Setra, um espaço de memórias

Nuno Sampaio

Texto: Nuno Sampaio |

“O Setra respira Arte. Um espaço onde tudo se declina para o que de melhor pode existir na nossa vida. A literatura, aquela que coabita entre brindes e sorrisos. A música, a que nos aconchega como um abraço amigo, entre um cigarro e uma nota solta. O teatro e a dança que nos empurram para vidas que habitamos sem saber. O cinema e tudo o que nos diz sem nada dizer. Pelo meio de tudo, a fotografia, a que nos congela momentos que nos renasce ao lembrar. O Setra é um local que vai dizer muito sem ruído. Um lugar que fala connosco. Acolhe-nos silenciosamente como se nos conhecesse de há muito e a ele regressássemos muitas e muitas vezes. Assim, como se fosse um lugar especial. O Setra. Faz sentido que tenha este nome. Faz tanto sentido que assim seja. Neste bar são possíveis todas as coisas que nos preenchem. Entre cigarros mal apagados onde o fumo conta estórias da cidade, copos preenchidos onde as mágoas e as alegrias se entendem, este lugar tem dentro dele dois traços inegáveis. Uma alma e um nome”. Esta é a visão do Setra descrita por quem vive e respira este espaço, no centro de Braga.

Ao entrarmos no Setra imediatamente sentimos um conforto que nos abraça, que nos acolhe, num revivalismo cultural que não nos deixa indiferentes. Ali, ao mesmo tempo que podemos apreciar um cocktail preparado na hora - com a calma que os tempos idos nos habituaram -, podemos usufruir de um espaço decorado em modo vintage ou ouvir, ver e ler os nossos ídolos como David Bowie, Prince, Roberto Begnini, Salvador Dalí, José Saramago, espalhados pela ‘montra’ de artistas que acompanham o bar quase em jeito de exposição. Situado no coração da cidade de Braga, o Setra dispõe ainda de uma esplanada, dividida em duas áreas, com a particularidade de se situar nos espaços ao ar livre no interior do edifício. Uma das áreas fica situada no ponto mais alto do edifício com vista para a cidade.

Setra, a palavra ‘Artes’ ao contrário, pinta em tons românticos uma tela por explorar na cidade dos arcebispos. Com um ambiente calmo e descontraído, é o local ideal para ler um livro, ouvir um vinil ou assistir a um concerto, sempre acompanhado dos seus famosos cocktails. Aqui ficam três dos mais diversos que pode apreciar. Um especialmente dedicado à RUA, um outro especial da casa e, por último, um dedicado a esta época festiva e carnavalesca.

 

Cocktail RUA

 

. 50 ml Gin Mare

. 25 ml Xarope Tomilho (home made)

. 20 ml Sumo de limão

. 15 ml Lillet Blanc

. Tomilho

. Perpétua Roxa

 

Cocktail Setra

 

. 30 ml Vinho do Porto

. 30 ml Rum

. 1,5 ml Brandy Mel

. 1 Dash Bitter Chocolate

. 1,5 ml Polpa de maracujá

 

Caipirinha

 

. Meia lima cortada e macerada

. 1,5 ml Xarope de açúcar

. 50 ml Cachaça


4 vídeos 911 followers