Revista Rua

Viver. Cozinhar

Tábuas Tortas

Sabores portugueses em tábua 

Andreia Filipa Ferreira

Texto: Andreia Filipa Ferreira |

Fotografia: Nuno Sampaio 

É um recanto bem guardado, numa das principais artérias da cidade de V.N. Famalicão. À entrada, a imponente Harley-Davidson dá um toque aventureiro ao espaço que, desde dezembro passado, se assume como uma lufada de ar fresco na restauração famalicense. Um conceito inspirado nos característicos bares de Bucareste, mas com todo o rigor e qualidade dos produtos portugueses.

Chama-se Tábuas Tortas e fica situado na rua Luís Barroso, no icónico edifício Sagres. Com uma montra convidativa, o espaço apresenta-se aos nossos olhos com uma rusticidade bem ao jeito português, fazendo das madeiras o elemento central que compõe a decoração. As mesas, altas e compridas, trazem de imediato a ideia de partilha e convívio ao seu interior, enquanto que a iluminação, nascida através de uma instalação de utensílios de barro, lhe dá uma aura carismática e envolvente. Ao fundo, camuflando as movimentações do bar, uma modesta garrafeira desvenda alguns dos vinhos, gins e outras bebidas espirituosas que podem ser desfrutadas no local – deixando a garrafeira sumptuosa para um recanto mais reservado, pensado para grupos que procuram maior privacidade. Na parede de ardósia guardam-se algumas sugestões que acalentam o estômago a qualquer hora, mas é no menu em papel que encontramos as joias da coroa: as tábuas!

O Tábuas Tortas é um restaurante e wine bar em que, na sua essência, estão as refeições pensadas para serem partilhadas. Em cada tábua, literalmente, são servidas verdadeiras iguarias do nosso país: queijos, enchidos, presuntos, conservas e até frutos secos. Sempre com sobremesas caseiras e um bom vinho ou cerveja (só Super Bock 1927) a acompanhar. Na cozinha está José Manuel Pereira, o chef de serviço que, recorrendo às preferências dos visitantes da casa, vai personalizando tábuas recheadas de sabores tipicamente minhotos – e transmontanos. Há 22 queijos e 17 enchidos diferentes, alheiras de caça, javali e de Vinhais, presuntos Pata Negra e Bísaro, chouriço de Porco Preto, etc. para escolha. Mas, para além das Tábuas que se dividem em Tábua Torta (a maior, para três ou quatro pessoas, que inclui um misto de queijos, enchidos, chouriço, alheira assada, pão e azeite, garrafa de vinho da casa e duas sobremesas), Tábua Del Mar (seis conservas tradicionais portuguesas, duas compotas, pão e azeite, vinho da casa e duas sobremesas), Tábua Burrata (com queijo burrata, tomate cherry, rúcula, azeitona, presunto e pão e azeite) e outras tábuas à medida dos gostos de quem degusta, o Tábuas Tortas propõe ainda sugestões a serem provadas recorrendo a faca e garfo. Polvo à Lagareiro, Tornedó de Boi, Costeletão de Boi (de 600 ou 1200 gramas) ou Tomahawk.

Importa ainda salientar que, em assunto de sobremesas, José Manuel Pereira sugere as especialidades da casa: requeijão com doce de abóbora, torta de laranja e um trio de mousse de chocolate, manga e panna cotta ou crème brûlée.

Com um conceito cada vez mais completo, com intenções de introduzir mais variedade de entradas e vinhos, sempre da maior qualidade, o Tábuas Tortas é de visita obrigatória para os amantes da gastronomia tradicional portuguesa. 


4 vídeos 1011 followers