Revista Rua

Apreciar. Música

The Bug Vs. Dylan Carlson of Earth

Duas das figuras mais respeitadas da música eletrónica nas últimas décadas apresentaram Concrete Desert ontem no gnration. 

 

Marta Alves

Texto: Marta Alves |

A noite de ontem em Braga estava fresca. No entanto, para quem esteve nas quatro paredes da blackbox do gnration, em Braga, o calor musical manifestou-se e não foi pouco. Os The Bug Vs Dylan Carlson of Earth vieram até Portugal para apresentar o Concrete Desert, o novo disco editado em maio deste ano. 

O início do concerto ficou marcado não só por um atraso de dez minutos, mas também pela entrada dos artistas. Após se posicionarem no palco, o britânico Kevin Martin (The Bug) e o americano Dylan Carlson criaram um momento de incerteza e de expectativa, uma vez que ficaram uns breves instantes em silêncio. A sonoridade pesada, que tanto carateriza ambos, estava para chegar. Com a sala bem composta, o espetáculo contou com The Bug na música eletrónica experimental e Dylan Carlson no drone metal, um estilo de heavy metal que foi protagonizado pela sua guitarra. As luzes vermelhas e as nuvens de fumo foram predominantes e criaram um cenário ainda mais fogoso.

Juliana Vieira confessa que não conhecia o projeto The Bug vs Dylan Carlson of Earth. “Tinha visto The Bug no Milhões de Festa 2015 e tinha considerado um dos concertos mais vibrantes e explosivos do festival, com um toque adorável de hip hop, tinha as expectativas elevadas para o concerto. Acabaram por ser correspondidas. Dylan Carlson naturalmente puxou o lado mais destrutivo e pesado de The Bug, o que era esperável, e que faz deste um duo com potencial”. Tendo sido a audição fortemente influenciada, a RUA questionou à Juliana como é que os seus ouvidos lidaram com música brutalmente densa. “Reagiram bastante bem ao peso, contrariando os avisos expostos na entrada do concerto, ou não fosse eu natural de Braga”. Já João Martinho comenta: “ainda estou a tentar conseguir ouvir alguma coisa... o volume do concerto foi incrivelmente alto, mas necessário por causa impacto. O duo The Bug Vs. Dylan Carlson of Earth é uma combinação perfeita da eletrónica com a guitarra”. 

Kevin Martin e Dylan Carlson têm vindo a fazer música desde o final dos anos 80, mas é nesta nova década que se uniram para partilharem o gosto em comum: o fascínio pelos graves. A primeira colaboração aconteceu em 2014, da qual apareceu um EP com dois temas Boa Cold, mas é com Concrete Desert que o projeto The Bug Vs. Dylan Carlson ganha expressão. A inspiração deste trabalho está nas distopias urbanas do escritor inglês J.G. Ballard.  


4 vídeos 817 followers