Revista Rua

Lifestyle. Bússola

Toscânia, um cenário idílico entre vinhas e pôr do sol

Texto: Reyes Riveiro (tradução de Filipa Santos Sousa)

Redação

Texto: Redação |

Situada no centro da bela Itália, a Toscânia (ou Toscana), que tem Florença como capital, possui uma essência única que assoberba todos aqueles que a visitam.

Quando se pensa na Toscânia surge na mente da maioria uma imagem semelhante: vinhas, colinas e pores do sol idílicos. Cenário de filmes como a A Vida é Bela, Sob o Sol da Toscana, ou O Paciente Inglês, a Toscânia tem ainda muito mais para oferecer.

A Toscânia é constituída por dez províncias, sendo as principais Florença, Pisa, Arrezzo e Sena. Aquilo que muitos não sabem é que, à parte das localidades costeiras, a região da Toscânia tem sete ilhas que compõem o Parque Nacional do Arquipélago Toscano. Algumas delas, devido ao seu difícil acesso, são uns dos maiores segredos deste paraíso. Volterra, Montepulciano, Cinque Terre, San Gimignano, Lucca, Pienza, Sorano, Monteriggioni ou Val d’Orcia são outros lugares imperdíveis.

Estamos perante uma das regiões vinícolas de excelência a nível mundial. Na Toscânia, produzem-se mais de 36 variedades de vinho e a região pode orgulhar-se de ser o berço dum dos vinhos tintos italianos mais reconhecidos, o DOCG Chianti. Existem diversos itinerários turísticos que têm como principal pano de fundo o universo do vinho e da gastronomia local, enquanto noutros o protagonismo recai sobre a natureza e o património histórico e artístico. As noites em qualquer lugar da Toscânia também têm muito encanto: passeios, música ao vivo ou teatro são alguns dos planos que valem a pena.

Qualquer altura é boa para visitar a Toscânia, mas, se quer aproveitar para assistir às vindimas, enquanto desfruta de uma temperatura agradável, o mais adequado será fazê-lo entre setembro e outubro. O agroturismo está no auge: os castelos, fortalezas e outros edíficios singulares são uma opção perfeita para alojamento. Deste modo, poderá absorver de uma maneira especial o espírito da região.

Definitivamente, as potencialidades da Toscânia são imensas, pelo que este se assume como um destino fantástico e adequado a todos os gostos.

 

Sugestões:

Alugar um carro, ou uma vespa, é o ideal para poder viajar com total liberdade e explorar os lugares mais desconhecidos da Toscânia, que também valem a pena.

Apesar de ser bom planear cada passo da viagem, o melhor conselho é: deixe-se levar e desfrute do espetáculo toscano! 

 


4 vídeos 817 followers