Revista Rua

Saber. Reportagem

Um alvarinho harmonioso com sabor a tradição

Valados de Melgaço

Joana Soares

Texto: Joana Soares |

A Valados de Melgaço é um projeto familiar que pretende aproveitar a casta Alvarinho ao máximo. Ambiciosa, rigorosa e consciente do potencial da casta que trabalha, a marca da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, pretende ser a referência neste segmento de vinhos.

A empresa tem duas marcas próprias: Valados de Melgaço e Quinta de Golães. A Valados de Melgaço, com vinhos 100% Alvarinho, apresenta o Valados de Melgaço Alvarinho Reserva e o Valados de Melgaço Espumante Alvarinho Extra Bruto. A Quinta de Golães reflete os vinhos que, desde sempre, foram produzidos na quinta: o Quinta de Golães Branco, das castas Alvarinho (mais de 85%), Trajadura e Loureiro, e o Quinta de Golães Tinto, das castas regionais, considerado um vinho “selvagem”.

Artur Meleiro, o diretor deste projeto, nasceu na Quinta de Golães onde, em gerações passadas, se vendia a maior parte das uvas a produtores locais e se produzia Vinho Verde Tinto e Alvarinho para consumo próprio. As memórias e experiências das férias passadas nas vindimas, a paixão por estas terras e o sonho de um dia engarrafar o seu próprio vinho levaram Artur a criar a Valados de Melgaço, em 2013.

O nome “Valados de Melgaço” deve-se aos socalcos das montanhas da Galiza até à sub-região de Monção e Melgaço, conhecidos como “valados”, sendo uma homenagem às características do território e às raízes familiares.

Com um perfil harmonioso e elegante, particularidades da casta Alvarinho e do distinto terroir de Melgaço, os vinhos Valados de Melgaço e Quinta de Golães são produzidos a partir de uma mistura de uvas de vinhas velhas e uvas de vinhas novas. Essencialmente produzidos a partir de uvas cultivadas em solos de encostas graníticas, os vinhos apresentam-se secos e de teor mineral. Cada vez com mais reconhecimento, os vinhos desta marca encontram-se à venda na região de origem e com distribuição em Lisboa e Porto. A exportação é o próximo grande passo da empresa, que prevê, em breve, levar este Alvarinho tão particular para o continente americano.

Quanto a prémios e distinções, a empresa tem sido alvo de diversas avaliações, para revistas nacionais da especialidade, por parte de diferentes críticos, que têm feito uma avaliação bastante positiva. Também no panorama internacional, a Valados de Melgaço está presente em diferentes concursos, tendo já arrecadado três medalhas de prata e quatro de bronze.


4 vídeos 808 followers