Revista Rua

Apreciar. Made In

Um néctar dos deuses com sotaque luso

 Likoris & Aromatikus

Andreia Filipa Ferreira

Texto: Andreia Filipa Ferreira |

Das paisagens verdes da Póvoa de Lanhoso, trazemos-lhe muito mais do que aromas. São sabores suaves e envolventes, com ingredientes que primeiro estranham-se, mas depois entranham-se. Experiente e dedicada, Natália Pereira ia cumprindo as exigências da sua profissão. Ser enóloga é muito mais do que provar os vinhos e atribuir-lhes uma descrição. Ora doce, ora amargo… Aos poucos, a paixão pelos aromas fez Natália querer tentar algo mais ousado, algo que a permitisse testar o seu paladar de outra forma. Misturando ingredientes, testando, errando e voltando ao início, Natália foi descobrindo novos aromas, novas fusões e compondo sabores únicos que dariam vida a licores excecionais. O ponto de partida foi simples: porque é que um licor tem de ter apenas um sabor? Não tinha. Aproveitando o melhor de várias mercadorias, a enóloga foi criando licores multivariados e usando como cobaias os amigos que se juntavam à sua mercê nas horas vagas. Dando a provar as suas experiências, Natália foi-se apercebendo que a sua ideia estava a dar resultado, recolhendo elogios e palavras de incentivo. Surgia assim o projeto Quantum P&G, fruto de – e se nos permitem aqui o trocadilho – um processo de amadurecimento demorado que deu origem a uma casta chamada Likoris & Aromatikus.

O licor de ouro e prata

Traçando como objetivo principal dar a conhecer a riqueza aromática e genuinidade dos sabores de Portugal, a Quantum P&G é a empresa mãe da marca Likoris & Aromatikus, duas gamas de produtos distintos resultantes das experiências sensoriais da enóloga Natália Pereira. As tais aguardentes aromatizadas, com frutos e especiarias, que Natália deu a experimentar aos amigos um aditivo alimentar. Na realidade, o efeito que o ouro e a prata garantem no momento de verter o licor no copo é deslumbrante, uma vez que as partículas ficam em suspensão durante alguns segundos. Aliando esta visão apelativa do líquido a um sabor que conquista paladares ao primeiro gole (este licor tem apenas 18% de álcool), o Likoris foi conquistando elogios e galardões além-fronteiras, para reconhecimento e orgulho da enóloga. Envolvido numa imagem vanguardista e requintada, porque aos olhos de Natália a apresentação exterior do produto é crucial para marcar a diferença, o Likoris foi distinguido com uma medalha de prata no concurso ProSpirit – Premium Select Spirits International 2016, promovido pela Selection Das Genussmagazin, na Alemanha. Ainda, este licor com ouro e prata foi nos jantares de convívio foram meio caminho andado para alcançar um néctar único e divinal que hoje é a estrela mais brilhante da marca. Combinando harmoniosamente os aromas mais apreciados nos seus testes, e adicionando-lhes mel, uma vez que Natália não aprecia licores adoçados pelo açúcar, a enóloga criou o Likoris, um “licor caracterizado por uma notável complexidade aromática, de sabor suave e envolvente, obtido pela maceração prolongada de vários frutos e especiarias, na pureza da aguardente e enriquecido com mel puro e flocos de ouro e prata comestível”, explica Natália. Sim, ouro e prata comestíveis. Porquê? De acordo com a explicação de Natália, o ouro e a prata são apenas um detalhe estético. Como o mel que adocica o licor é de tom escuro, o ouro e a prata atribuem um contraste bonito e cativante, funcionando como submetido, em março, a uma prova cega efetuada pelo conceituado sommelier Andreas Larsson, considerado o melhor do mundo em 2007, que lhe atribuiu 91 pontos e o destacado quarto lugar no seu top de licores. 

Uma gama de produtos Aromatikus diversa

A par do licor com ouro e prata que, aos poucos, foi encantando até os paladares mais apurados, o projeto Quantum P&G contém uma vasta gama de produtos, de origem biológica, abrigados sob a marca Aromatikus. Numa busca pelos sabores mais genuínos, esta sequência de produtos de excelência trouxe ao mercado novas propostas, utilizando sempre os aromas portugueses como ingrediente mais precioso. Produzidos através de métodos artesanais, sem recurso a corantes nem conservantes, os produtos da Aromatikus estendem-se em mel, compotas, azeite e cerveja. O mel multifloral de urze, rosmaninho e castanheiro, produzido na região de Montalegre, por exemplo, de cor âmbar-escura, textura aveludada, aroma intenso e persistente, enriquecido com flocos de ouro comestível para o tornar mais resplandecente e atrativo, é uma das sugestões da marca. Quanto às compotas, a Aromatikus apresenta duas variedades: a compota de Mirtilo com Vinho do Porto e a compota de Abóbora com Amêndoa e Vinho do Porto, ambas elaboradas com produtos provenientes de agricultura biológica e aromatizadas com o vinho. Mais, o Azeite Virgem Extra Biológico, resultante de uma seleção criteriosa de azeitonas biológicas da região do Douro Superior, “caracteriza-se pela suavidade e equilíbrio do seu sabor e pelo aroma medianamente frutado”, esclarece a marca. Para finalizar o leque de oferta, a cerveja de cevada maltada, fermentada a altas temperaturas e que possui “um aroma frutado intenso e notas de caramelo conjugadas com um amargor suave e final meio seco” dá o toque de requinte a uma gama que traz Portugal em cada embalagem.

 


Os produtos da Likoris & Aromatikus podem ser encontrados em lojas gourmet, de norte a sul do país.

Na região de Braga, a gama variada da Likoris & Aromatikus pode ser adquirida nas seguintes lojas:

Delight Store, no Largo do Paço, 16, em Braga.

Biobrassica, na Avenida Dr. António Palha, 15, loja 13, em Braga.

Tentações Gourmet, na Rua Alves Roçadas, 158, em Vila Nova de Famalicão.

Praça de Sabores, na Rura João Lopes O Velho, 63, em Darque, Viana do Castelo.

Jorge Pastelaria, no Centro Comercial da Calva, Loja 1, R/C, na Póvoa de Lanhoso.

Para além das lojas físicas, os produtos com o selo Likoris & Aromatikus estão disponíveis para compra no site By-PT.com.


 


Relacionados

4 vídeos 568 followers 2 posts