Revista Rua

Apreciar. Música

Viana Bate Forte é o festival que encerra o verão em Viana do Castelo

Marta Alves

Texto: Marta Alves |

As festividades em honra da Senhora da Agonia terminaram, mas a despedida do verão ainda está para acontecer. Depois da edição de estreia, o festival Viana Bate Forte volta à cidade nos dias 15 e 16 de setembro não só com grandes nomes da música nacional, mas também com a presença de artistas internacionais. 

Pedro Abrunhosa, Jimmy P, Luísa Sobral, Capitão Fausto e Richie Campbell são cinco dos vinte nomes que o centro histórico de Viana do Castelo vai receber nesta segunda edição do Viana Bate Forte. De entrada gratuita e com vários palcos espalhados pela cidade, o evento procura, não apenas, proporcionar uma oferta cultural com músicos populares, mas também incluir projetos locais e internacionais, como é o caso de Julian Burdock e Marcelinho da Lua. As novidades reveladas até ao momento relativamente às atuações dizem respeito à estreia ao vivo do novo single de Jimmy P, apresentação do projeto de Manuel Fúria & os Náufragos – “Viva Fúria”, um disco gravado numa casa no coração do Alto Minho e, ainda, a confirmação mais recente da fadista Rita Tavares, que substituirá o vencedor da Eurovisão deste ano, Salvador Sobral, que por razões de saúde fez uma pausa na carreira. Em relação aos locais dos concertos, a organização apostou num novo espaço. Além do Palco da República (na Praça da República), do Palco de Pedra (na Porta Mexia Galvão) e do Palco da Erva (na Praça da Erva), haverá ainda o Palco da Liberdade (na Praça da Liberdade).

Além da música, os festivaleiros têm ao seu dispor bares e cafés com um horário alargado e a oportunidade de visitar várias exposições que estão em exibição nos Museus de Viana do Castelo (Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas e Casa dos Nichos), no Navio Gil Eannes, nos Antigos Paços do Concelho, entre muitas outras.

Esta iniciativa que está a cargo da Câmara Municipal de Viana do Castelo contará também com um cenário singular através da envolvência de vários monumentos e edifícios centenários e da vista para o rio Lima.  


4 vídeos 817 followers