Revista Rua

Apreciar. Cinema

YMOTION regressa a Vila Nova de Famalicão

Mafalda Catarino

Texto: Mafalda Catarino |

“O Eu, o Outro e as Emoções” é tema da terceira edição do YMOTION - Concurso e Mostra de Cinema Jovem, que decorre entre os dias 18 e 25 de novembro, em Vila Nova de Famalicão. O concurso é dirigido a jovens de idades entre os 12 e os 35 anos, por forma a estimular a criação e o cinema jovem nacional.

O YMOTION é organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, contando com o apoio do Pelouro da Juventude e com o apoio corporativo do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Instituto Português do Desporto e Juventude. O projeto conta, assim, com a colaboração de Mário Augusto, jornalista; Rui Tendinha, jornalista de cinema, crítico e realizador; e Tiago R. Santos, argumentista.

O programa apresenta 28 curtas-metragens de jovens realizadores, já aprovadas pelo júri que é, assim, composto por nomes de relevo, como Diogo Morgado, ator; Bernardo Lopes, realizador e crítico de cinema; Rita Red Shoes, compositora e cantora; Catarina Miranda, locutora de rádio; e Ricardo Miranda, artista plástico.

A edição deste ano apresenta novos prémios e novas categorias como o Grande Prémio Joaquim de Almeida para a melhor curta-metragem, de um montante de 1000 euros; Prémio Escolas destinado à melhor curta-metragem realizada por estudantes do Ensino Secundário, com um montante de 500 euros; Prémios para Melhor Curta de Animação, Melhor Realização, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Curta de Fotografia, Melhor Argumento e Melhor Banda Sonora Original, destinados à melhor curta-metragem de cada uma das categorias, com um montante de 150 euros; e, por último, o Prémio Público, que é um prémio atribuído pelo público à melhor curta-metragem, num montante de 150 euros. O último dia do festival, 25 de novembro, é dedicado à gala de entrega de prémios, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, pelas 21h30.

As sessões da Mostra de Cinema Jovem são de carácter gratuito, limitando-se apenas aos lugares das salas. As curtas-metragens são exibidas na Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão, no Centro de Estudos Camilianos, na Casa de Camilo, na Seide S.Miguel, na Casa das Artes e na Casa de Esmeriz.

O programa tem início no dia 18 de novembro com a Abertura Oficial – Mostra de Cinema Jovem, na Casa da Juventude em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h30. A atividade tem continuidade, na Casa de Esmeriz, com a Mostra de Cinema Itinerante, às 16h00. Do dia 20 ao dia 23, a Mostra de Cinema Jovem dá seguimento à exibição das curtas-metragens, na Casa da Juventude com início às 14h30. O Centro de Estudos Camilianos acolhe o Novo Cinema Português, no dia 24 das 15h00 às 17h30 e, no mesmo dia, na Casa das Artes é exibido, pelas 22h00, a antestreia da Longa-metragem “Os olhos de André”, de António Borges Correia. O encerramento do festival é no dia 25 de novembro, com a entrega de prémios na Casa das Artes, pelas 21h30.

O programa completo do YMOTION pode ser consultado em www.ymotion.org.

[Na edição de 2016, o YMOTION contou com a presença de Joaquim de Almeida ]

[ Rui Tendinha, Tiago R. Santos e Mário Augusto são os embaixadores do YMOTION 2017 ]

 


4 vídeos 817 followers