Revista Rua

Luís Tarroso Gomes

Claro que Deus vota no Dr. Ricardo Rio!

Texto: Luís Tarroso Gomes |

 

Em mais uma brilhante tertúlia no mês passado, o Dr. Ricardo Rio revelou à jovem assistência que Deus vota nele e consequentemente no seu projeto para Braga (e mais não disse por evidente modéstia). Mas havia alguém de bom senso que tivesse dúvidas?
Trata-se tão-somente da constatação do seu toque divino à frente dos destinos desta cidade bimilenar. Hoje a cidade melhora de hora em hora - e perante os nossos olhos! - como vemos nos posts impecáveis - e imparáveis! - dos dois perfis com que o Dr. Ricardo Rio abnegadamente nos presenteia no Facebook (e por aqui se vê logo que estamos perante alguém muito acima da média: quantos de nós nem sequer umaconta de Facebook conseguimos dinamizar e tornar interessante!? Quanto mais duas...)
Apesar dos muitos esqueletos deixados pela esquerda irresponsável, é com habilidade que o Dr. Ricardo nos demonstra que vivemos um tempo novo em que o investimento é diariamente alavancado. Em apenas três anos, a mão invisível do Dr. Ricardo Rio desbloqueou inúmeros processos complicados sempre no superior interesse do concelho. Quem não se lembra daquele descampado em Maximinos que deu lugar a um empreendimento comercial de nova geração? Ou dos terrenos para um parque norte parado e que serão em breve um centro desportivo de alta competição e excelência? Ou do antigo atraso empresarial do concelho hoje felizmente vibrante graças a centenas de startups? Ou da maior Noite Branca da Europa que já extravasou os limites concelhios e atrai gente de inúmeros países?
Braga é hoje muito mais bela e dinâmica, mas é natural que algumas pessoas não percebam o alcance destas medidas. O Dr. Santos da Cunha também lutou pela abertura da Rodovia numa época em que se andava de carro de bois e não foi logo compreendido. Mas não é só em torno dos ativos económicos, culturais e urbanísticos que se vive um tempo novo. É também no capital humano. Formando uma grande família, todos os colaboradores municipais vão hoje trabalhar com enorme alegria, mesmo que só possam sorrir 35 horas.
À oposição, hoje reduzida a meia dúzia de pessoas (como o meu colega de página), deixo também umas palavras. Bem sabemos que os excelentes resultados da gestão do Dr. Ricardo Rio não facilitam o vosso trabalho. É certo também que qualquer pessoa pode ser da oposição, não se lhe exigindo o mínimo de conhecimentos. Ainda assim, esperava-se muito mais sentido de responsabilidade! Na falta do que propor, as pessoas da oposição embarcam na crítica fácil de mesa de café, desligada da realidade, desconhecendo os dossiês e a reboque das mentiras das redes sociais. O efeito é quase sempre o mesmo: nenhum. Tal como advertiu o Dr. Ricardo Rio na sua página do seu Facebook - e mais uma vez de forma eloquente! - «também se recomenda aos cidadãos comuns que não falem do que não sabem».
Tão simples e tão verdadeiro! E porque esta cidade sempre soube agradecer aos seus grandes Homens, proponho que se comece já a pensar numa estátua ao Dr. Ricardo Rio. É que podemos passar pelo revés de ver o nosso autarca ser chamado para maiores desafios! Sem querer entrar em polémicas prematuras quanto ao local - porque quanto ao merecimento sabemos que ninguém sério o contestará - cremos que seria de toda a justiça erguê-la na Avenida Central, lado a lado com o monumento de homenagem a João Paulo II.
Força Senhor Presidente - a sua dinâmica é omnipresente!
 
[Este artigo é meramente ficcional]