Revista Rua

2018-08-21T16:30:50+00:00 Gastronomia, Sabores

Américo Nunes, o mini chef de Ponte de Lima

Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira3 Maio, 2018
Américo Nunes, o mini chef de Ponte de Lima

Tem um sorriso maroto e um talento que espantou os portugueses na edição de 2017 do Masterchef Júnior, programa televisivo onde Américo Nunes se sagrou vencedor. É natural de Ponte de Lima, mas as suas receitas vão muito além dos típicos pratos minhotos. Fomos conhecer este mini chef durante uma visita sua ao restaurante O Delfim, em Braga, para um showcooking onde o mais novo é que manda!

Envergando a sua jaleca, já suja devido à azáfama da cozinha, Américo Nunes vai preparando o prato que confecionou na final do programa de televisão Masterchef Júnior: Perna de Frango Recheada com Legumes Salteados. Américo tem 12 anos e, por muito que a idade não seja muita, é um autêntico mestre da culinária. Desde (mais) pequeno que se habituou a ver os pais a cozinhar, graças ao negócio com o restaurante ambulante, e, quando soube da existência do programa de televisão que punha à prova as competências de pequenos cozinheiros, resolveu inscrever-se… sem dizer nada a ninguém! A surpresa dos pais com a chamada da produção do programa foi muita, mas rapidamente perceberam que aquele era um sonho de Américo. De prova em prova, Américo foi conquistando os júris e abrindo o apetite dos portugueses… tal como abriu o nosso.

Na cozinha do restaurante O Delfim, na freguesia bracarense de Ferreiros, Américo Nunes foi o chefe por algumas horas. Todos seguiam as suas regras e todos ouviam os seus ensinamentos como se dali saísse a pólvora para uma revolução culinária. Apesar de jovem, Américo mostra em cada receita um compromisso pela qualidade, não deixando que nada seja confecionado ao acaso: há formas de partir o tomate para a Bruschetta que prepara para a entrada do menu, há formas de temperar a perna de frango para o prato principal, há morangos que não podem entrar na preparação da sobremesa.

De mangas arregaçadas, sem medo de ir para perto do fogão preparar o molho de cogumelos para uma das receitas, Américo diz-nos que tem o seu método. “Cada pessoa deve sempre criar algo da sua autoria. Eu gosto de procurar novas receitas e inventar coisas novas”, afirma.

No menu preparado no restaurante O Delfim, um espaço acolhedor e amplo, o pequeno Américo começou por apresentar como entradas a tal Bruschetta e Ameijoa à Bolhão Pato, seguindo-se como pratos principais a Perna de Frango Recheada e o Medalhão de Pescada com Camarão e Puré de Batata-doce e Cenoura. Nas sobremesas, a Panacota de Frutos Vermelhos e o Cheesecake de Maracujá, cuja receita Américo nos revela, num convite para que pais e filhos experimentem em casa.

Fotografias de Ana João Araújo

Ingredientes para o Cheesecake:

1 Lata de Leite Condensado
2 Pacotes de Natas
8 Folhas de Gelatina
200 gr de Queijo Philadelphia
1 Pacote de Bolacha
100 gr de Manteiga

Modo de Confeção:

Demolhar as folhas e derrete-las em 100 ml de leite. Bater as natas em chantilly. Bater o queijo com o leite condensado e juntar as natas. Depois, junta-se a gelatina derretida e deita-se o preparado sobre a bolacha.

Partilhar Artigo:
Fechar