Revista Rua

2018-11-23T16:21:33+00:00 Ao Volante, Atelier

Aston Martin DBS Superleggera – O Super-GT (superleve)

©Dean Smith
Redação
Redação23 Novembro, 2018
Aston Martin DBS Superleggera – O Super-GT (superleve)

O novo super-carro da Aston Martin foi concebido com a missão de ocupar o lugar deixado vago com o desaparecimento do Vanquish.“Um verdadeiro Super-GT” – assim o define Andy Palmer, CEO da marca britânica e os números não nos enganam: 725 CV de potência, 900 Nm de torque, 340 Km/h, 3,4 segundos para chegar aos 100 Km/h.

Partindo da base técnica e estética do DB11, o Superleggera sofreu alterações bastante significativas. A carroçaria passou para fibra de carbono, exceto as portas que continuaram em alumínio, reduzindo assim o peso em 72 kg e dando credibilidade ao apelido Superleggera (superleve), um nome dos anos sessenta que servia para designar uma construção especialmente leve, concebida pela Carrozeria Touring e que os AM DB4 e DB5 usavam. A suspensão foi rebaixada e a geometria modificada, tendo amortecedores adaptativos de série, a aerodinâmica foi ainda mais evoluída. A solução, única, da asa traseira virtual foi evoluída e passou a chamar-se Aeroblade 2. Funciona assim: o ar é captado por entradas escondidas nos pilares traseiros, é acelerado e expelido na vertical por uma fresta no extremo da tampa da mala, formando uma “parede” de um metro de altura que funciona como uma asa. No DBS Superleggera, junto a essa fresta há agora uma asa fixa maior que a móvel do DB11, além de um splitter no para-choques da frente e duas derivas sob o fundo que alimentam o extrator traseiro. Nunca um AM de série tinha passado tanto tempo num túnel de vento e nunca se tinha chegado a um valor tão alto de downforce que toca os 180 kg, quando se atinge a velocidade máxima.

Quanto ao interior, o DBS Superleggera prossegue a melhor tradição da marca britânica. Os bancos dianteiros são agora de maiores dimensões e garantem o apoio total do corpo, sem comprometer o conforto, enquanto na traseira continua a ser possível alojar duas crianças. Relevante, também, é a qualidade dos materiais (quase todo o interior está revestido com couro) e a combinação da atmosfera requintada e ao mesmo tempo desportiva que desde sempre caracteriza a Aston Martin.

O Aston Martin DBS Superleggera está disponível para encomenda, com um preço em Portugal de 364 mil euros.

Partilhar Artigo:
Fechar