2018-05-03T10:52:08+00:00 Região

Braga Cidade Europeia do Desporto 2018

Redação
Redação20 Fevereiro, 2018
Braga Cidade Europeia do Desporto 2018

“A certeza que Braga será a Cidade Europeia do Desporto 2018 traz até todos os bracarenses um orgulho e uma ainda maior vontade de afirmação da nossa cidade e das nossas gentes no plano europeu”

Por Sameiro Araújo

Braga, ao longo da sua história bimilenar, foi palco de momentos que marcaram a narrativa do nosso país. Bracara Augusta, assim outrora designada, é hoje uma cidade com a mesma vontade histórica de exibir a sua coragem e assim viver um ano de 2018 como uma verdadeira conquista.

Ao longo dos últimos anos, Braga conseguiu distinguir-se pela sua história, pelo seu património e pelo seu crescimento acentuado. É hoje uma cidade multicultural, com uma grande capacidade de recetividade para grandes eventos, nomeadamente eventos desportivos.
A cidade de Braga dispõe de diversas instalações desportivas e continua, dia após dia, a modernizar o seu património desportivo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar social, contribuindo também para a promoção da saúde de todos os cidadãos bracarenses.
Muitos dos projetos até hoje implementados têm como objetivo central contribuir para a inclusão social e garantir o acesso das crianças, adultos e seniores à prática desportiva em todas as infraestruturas do município. Braga Cidade Europeia do Desporto (CED) tem ainda como objetivo desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção dos diferentes agentes locais, procurando reunir esforços e estimular a troca de experiências dos mesmos, a partilha de vivências pela participação em família e dar um forte contributo ao estabelecer ligações entre os conceitos relevantes do desporto – o espírito de grupo, a cooperação, a solidariedade, a lealdade, o fair-play, o respeito pelo outro – e a vida em cidadania.

As instalações desportivas na cidade oferecem condições para o desenvolvimento de programas recreativos e de manutenção, capazes de incentivar a prática regular de atividades desportivas nos tempos livres, e de acolher grandes eventos nacionais e internacionais no âmbito da CED.

A certeza que Braga será a Cidade Europeia do Desporto 2018 traz até todos os bracarenses um orgulho e uma ainda maior vontade de afirmação da nossa cidade e das nossas gentes no plano europeu.

É com um plano bem estruturado, promovendo o desporto e o associativismo que Braga tem como seu maior objetivo fortalecer a ligação de afinidade entre os seus cidadãos e o desporto. Dos três aos 80, é este o lema que queremos vincar, estando plenamente conscientes dos efeitos potenciais que o desporto pode ter, sejam eles de natureza económica, social e até mesmo cultural.

Estamos convictos que este ano, como Cidade Europeia do Desporto, Braga será palco de muitas competições internacionais e nacionais e que vão projetar a cidade além-fronteiras.

Sobre o autor – Sameiro Araújo
ereadora do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar, Associativismo e Cidadania e Participação na Câmara Municipal de Braga