Revista Rua

2018-09-01T00:01:29+00:00 Negócios

DKT: a empresa que pensa o regresso às aulas… com muito estilo!

Marcas como Marshmallow, Miss Lemonade e Unkeeper fazem parte do portefólio da DKT Representações, LDA.
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira31 Agosto, 2018
DKT: a empresa que pensa o regresso às aulas… com muito estilo!
Marcas como Marshmallow, Miss Lemonade e Unkeeper fazem parte do portefólio da DKT Representações, LDA.

Com o regresso às aulas a aproximar-se, a RUA foi descobrir a DKT Representações, LDA., uma pequena empresa de Ermesinde focada na produção de materiais escolares, como mochilas, cadernos ou estojos. Responsável por marcas bem conhecidas, como a Marshmallow, a Miss Lemonade, a Yakuza e a Unkeeper, a DKT é célebre pelo seu design apelativo e pelas coleções inovadoras, integrando soluções tecnológicas nas valências dos seus materiais – como é o caso das mochilas com colunas de som integradas e Bluetooth, mochilas acompanhadas por skates, smartwatch, GPS ou até drones! Esta capacidade de inovação fez com que a empresa alcançasse, em 2017, um volume de negócios na ordem dos cinco milhões de euros. Com nove colaboradores, a DKT marca presença atualmente em mercados como Grécia, Angola, Itália, Espanha, Bélgica, Canadá, Polónia, Alemanha, França, Eslovénia, Tunísia, Arábia Saudita, Dubai, Chipre e, claro, Portugal.
Lídia e Paulo Branco são os fundadores da empresa e a RUA esteve à conversa com eles para perceber melhor o âmbito da DKT.

Paulo e Lídia Branco, fundadores da DKT

Em primeiro lugar, gostaríamos de perceber a base desta empresa. Sabemos que foi fundada em 1998, mas em 2014 mudaram o rumo de atuação. Como descrevem a DKT?

A D.K.T. – REPRESENTAÇÕES, LDA., foi fundada em 1998, cuja atividade se centrava no desenvolvimento e comercialização de produtos em lojas próprias, nomeadamente, em grandes superfícies comerciais, as conceituadas lojas “Dakota”. Fruto de uma visão mais alargada e das oportunidades que os mercados foram criando, a empresa optou por extinguir essa área de negócio, sendo que no decorrer de 2014, todas as suas lojas foram encerradas e focou a sua atividade numa nova área – a produção de produtos escolares licenciados no mercado.
Estava criada a oportunidade da DKT atuar no mercado de produtos escolares, acessórios de moda e, também, no segmento das licenças de marcas especializadas.
A DKT é responsável pelo design e desenvolvimento desses produtos, fazendo o lançamento dos mesmos nos mercados, nacional e internacional.
O grande objetivo da empresa assenta em procurar diferentes formas de diferenciar a sua oferta da concorrência e, sobretudo, criar valor para a empresa e para os seus clientes, o que na atual conjuntura significa a procura de novas estratégias, novos produtos para atingir os mesmos resultados com menos recursos.

“O grande objetivo da empresa assenta em procurar diferentes formas de diferenciar a sua oferta da concorrência e, sobretudo, criar valor para a empresa e para os seus clientes”

São, de momento, os responsáveis por marcas consagradas na área de produtos escolares, como a Marshmallow, a Miss Lemonade e a Unkeeper. De que forma definem a oferta dessas marcas em termos de design? Quais diriam serem as mais valias das marcas com assinatura DKT?

A Unkeeper tem, essencialmente, consumidores do sexo masculino, adolescentes e jovens adultos entre 10-35 anos, em idade escolar ou ativos. Apresentam-se com um estilo casual, atitude descontraída, vivem intensamente e fazem tudo o que esteja ao seu alcance para cultivar o grupo, pois os amigos são o mais importante.

Os consumidores da marca Marshmallow são, essencialmente, do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12-45 anos, em idade escolar ou ativas. Apresentam um estilo de vida urbano e valorizam a singularidade e a paixão, com uma sensibilidade moderna, pelo que pretendem sentir-se especiais.

A Miss Lemonade tem como público alvo consumidores do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12-35 anos, em idade escolar ou ativas. Gostam de moda, beleza e estão atentas às tendências de moda. São por natureza otimistas, gostam de sobressair e valorizam os detalhes.

Em termos de design, temos que pensar na oferta tendo em conta o público-alvo que pretendemos atingir. Assim sendo, os padrões da Miss Lemonade serão mais audaciosos e trendy pois as suas consumidoras são ávidas consumidoras de moda. A marca Marshmallow é desenhada para meninas e adolescentes românticas, sonhadoras, por isso, o seu design é mais direcionado para padrões florais, ao passo que as propostas da Unkeeper são mais casuais e em ambientes de surf e skate.

“Uma das principais preocupações da DKT é apresentar opções com características únicas, fora da caixa, que vão ao encontro dos gostos e necessidades do consumidor final”

Facilmente reparamos que a oferta destas marcas é variada. Várias faixas etárias, várias opções a nível decorativo, de padrões e tons, várias sugestões cada vez mais tecnológicas. Esta diversidade é uma postura importante da empresa?

A DKT aposta numa oferta diversificada e diferenciada pois estamos perante um cliente final bastante exigente, crianças e jovens. Para este público importa “estar na moda”, ter o artigo “mais in” de forma a distinguir-se dos restantes e, assim, ditar e ser pioneiro com a aquisição de produtos das suas marcas de eleição, que tenham características únicas.

A inovação constante é visível através de opções como skates, MP4, GPS, colunas de som, Bluetooth… a integrar a gama de mochilas, por exemplo. Esta oferta é pensada para acompanhar as necessidades da geração escolar atual? Já não basta termos as opções de base, é necessário apresentar propostas fora da caixa, correto?

Uma das principais preocupações da DKT é apresentar opções com características únicas, fora da caixa, que vão ao encontro dos gostos e necessidades do consumidor final. Assim, a base da estratégia da DKT assenta na diferenciação, pois é uma empresa que apresenta fatores que a diferenciam dos seus concorrentes, garantindo assim uma posição de mercado distinta e inovadora.

As colaborações com a Sonae e Staples lançadas este ano envolvem exatamente o quê?

Para esta campanha escolar, a DKT desenvolveu mochilas com oferta de skates, MP4, GPS, colunas de som integradas e bluetooth, com realidade virtual, teclado de gaming, etc…
Em colaboração com a Sonae e Staples, a nossa oferta no mercado incluiu mochilas com microfone de karaoke, drone controlado por movimentos, telemóvel e smartwatch.

Fazem um balanço positivo da atuação das vossas marcas no mercado nacional e internacional?

O balanço do ano 2018 para a DKT é bastante positivo, com registo de crescimento de cerca de 40%, face ao ano transato.

Quais são os principais anseios da empresa nos próximos anos? O que procuram conquistar?

Os principais anseios da empresa são: continuar a desenvolver produtos com valor acrescentado, de forma a superar as expetativas dos clientes; dar continuidade ao crescimento do volume de vendas, principalmente nos mercados internacionais; escolher, de forma adequada, os parceiros de negócio para estabelecer relações de confiança e continuar a trabalhar a notoriedade das marcas do nosso portefólio.

Partilhar Artigo:
Fechar