Revista Rua

2018-10-08T11:20:52+00:00 Cultura, Música, Radar

Jazz em destaque na Casa da Música

Joana Soares
Joana Soares8 Outubro, 2018
Jazz em destaque na Casa da Música

A agenda de outubro da Casa da Música arrancou com a celebração do Dia Mundial da Música, logo no dia 1. O resto do mês promete trazer boa música, especialmente para aqueles que gostam de jazz e de música clássica. O principal evento, o Outono em Jazz, decorre até dia 28, apresentando-se como uma radiografia do jazz atual, uma música sem centros geográficos e povoada por artistas que procuram as suas origens. Mozart, Bruckner, Mahler, Larcher e Haas são alguns dos nomes austríacos que merecem destaque no Outono em Jazz.

No dia 20, destaca-se a Orquestra Sinfónica, que exibe o encantamento de Peter Eötvös por Mozart e apresenta também duas obras do génio de Salzburgo: o Concerto para fagote e o Segundo Concerto para violino, que dita o regresso do Artista em Associação Benjamin Schmid.  No dia 21, o histórico pianista Alfred Brendel volta ao palco onde inaugurou a primeira temporada de piano da Casa da Música. É na palestra-recital On playing Mozart, incluída no Ciclo de Piano, que Brendel revela alguns dos segredos e mistérios que tornaram Mozart uma referência mundial.

Alfred Brendel

Homenageando Hass, o Remix e o Coro interpretam uma das suas obras, nascida a partir de poemas persas com oito séculos. Benjamin Appl é mais uma das presenças na Casa da Música, vindo cantar Thomas Larcher ao lado do Remix, no dia 16. Há ainda destaque para os Sonhos de Outono, no dia 16, e para De Mozart a Mahler, no dia 20.

Em mais um concerto metropolitano, de entrada livre, a Orquestra Sinfónica visita Gondomar para uma noite de ritmos latinos. Há também convidados especiais para a programação de outubro, como o brasileiro Egberto Gismonti e as fadistas Adriana Paquete e Teresinha Landeiro. Nas atividades do Serviço Educativo destacam-se as estreias da oficina Grilis em Paris e da nova versão de Do Bolso de Walt.

Partilhar Artigo:
Fechar