Revista Rua

2018-12-06T11:00:45+00:00 Cultura, Pintura

Katharina Grosse: uma exposição da coleção de Serralves em Barcelos

Fotografia ©Fundação de Serralves
Redação
Redação6 Dezembro, 2018
Katharina Grosse: uma exposição da coleção de Serralves em Barcelos

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Barcelos, inaugura, hoje, pelas 18h30, a exposição Da Coleção de Serralves em Barcelos: Katharina Grosse, uma exposição que é o resultado da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e o Município de Barcelos.

Integrando-se num programa de apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição, com o intuito de tornar o acervo desta instituição acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país, esta exposição revela o trabalho entre a pintura e a escultura de Katharina Grosse (Freiburg, Alemanha, 1961). Atoms Outside Eggs (Átomos fora de ovos, em português) é o trabalho apresentado nesta exposição, uma “obra paradigmática da prática de Katharina Grosse, caracterizada por um constante questionamento do suporte da pintura”.

“A artista é conhecida pelas suas experiências com materiais coloridos retirados do suporte convencional de uma pintura, constituindo objetos pictóricos cujo objetivo consiste em aproximar cor e matéria”, podemos ler na descrição de Katharina Grosse.

Katharina Grosse saltou para as luzes da ribalta do mundo artístico quando, em finais da década de 90, começou a pintar salas e fachadas a spray. A sua prática foi sempre orientada pela preocupação com questões básicas da pintura, como as relações entre cores e formas, e entre a forma como a tinta é aplicada e o tipo de suporte eleito.

O trabalho da artista pode ser visto de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Aos sábados e domingos, o horário de visita é das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Partilhar Artigo:
Fechar