Revista Rua

2018-12-06T16:19:08+00:00 Cinema, Cultura, Radar

KINO: a mostra de cinema alemão volta em janeiro

De 24 a 30 de janeiro, em Lisboa, e a 26 e 27 de fevereiro, em Coimbra
Goethe-Institut © Carlos Porfírio
Redação
Redação6 Dezembro, 2018
KINO: a mostra de cinema alemão volta em janeiro
De 24 a 30 de janeiro, em Lisboa, e a 26 e 27 de fevereiro, em Coimbra

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa com as mais recentes produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Ficção e documentário marcam a 16º edição da mostra que, entre 24 e 30 de janeiro de 2019, é apresentada no Cinema São Jorge. Esta iniciativa do Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo, traz os destaques cinematográficos dos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens promissores realizadores naturais destes países da Europa. Na programação, assegurada por uma dupla luso-alemã composta pelo curador e crítico Carlos Nogueira e pela responsável de programação de cinema do Goethe-Institut, Corinna Lawrenz, estão filmes consagrados e outros mais alternativos que dão a conhecer o universo atual do cinema em língua alemã.

Nestes sete dias de programação no São Jorge vão poder ser visualizadas 21 longas-metragens que celebram a diversidade de abordagens, mas que se unem ao respeitar um imaginário que traz o absurdo, o curioso e o sonhador à tela.

Entre os novos olhares, encontra-se também a segunda longa-metragem do realizador Markus Schleinzer. ANGELO, um filme corajoso sobre o colonialismo europeu e a longevidade dos seus regimes de visibilidade, encerra a Mostra de 2019. Também o filme de Emily Atef sobre uma das mulheres mais célebres da história do cinema alemão, Romy Schneider, é um destaque. 3 TAGE IN QUIBERON foi já galardoado em sete categorias no Prémio do Cinema Alemão.

A 26 e 27 de fevereiro, é a vez do Cinema em Família no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.

Partilhar Artigo:
Fechar