Revista Rua

2018-05-04T10:21:42+00:00 Decantar, Lifestyle

Novo ano, novas provas?

Partilhar Artigo:
Redação
Redação2 Janeiro, 2018
Novo ano, novas provas?
Partilhar Artigo:

Costuma dizer-se que no inverno os tintos sabem melhor. A RUA, com a ajuda de Rui Pinto, da LR Garrafeira, na freguesia bracarense de Frossos, selecionou alguns vinhos que tem mesmo de experimentar durante este inverno. São vinhos tintos do Douro, do Dão e do Alentejo e, lá no meio, houve tempo para uma piscadela de olho a um espumante alvarinho. Lançamos-lhe o desafio. Aceita?

MorValley

Provenientes da Quinta da Capela, fundada em 1772, os vinhos MorValley trazem consigo todo o esplendor do Douro. Começamos por sugerir-lhe o MorValley Reserva Tinto 2013, com Touriga Nacional, 14% de álcool e com uma cor opaca. É um vinho com aroma de frutos maduros, notas balsâmicas e uma boa acidez no momento da prova.

A nossa proposta estende-se ainda ao MorValley Touriga Nacional Tinto 2015, um vinho monocasta, e o MorValley Tinto 2017 Old Vines, com um sabor mais envelhecido.

Serros da Mina

É um vinho Alentejano, da Adega Herdade das Barras, com uma relação qualidade/preço muito interessante. O seu Serros da Mina Tinto inclui castas Aragonez, Trincadeira e Syrah e emana um aroma de frutos silvestres, frutos negros e algumas especiarias. Tem uma boa acidez, taninos sólidos e combina perfeitamente com pratos de carne.

Conde D´ Ervideira

A adega alentejana, de Reguengos de Monsaraz, viu recentemente o seu Vinho Branco Reserva distinguido como o Melhor Vinho Branco do Mundo. No entanto, também o Reserva Tinto merece o nosso destaque. Tendo estagiado nas águas da barragem do Alqueva durante seis meses, o Conde D´ Ervideira Reserva Tinto 2015 é um vinho aveludado, com aroma de compotas de frutos vermelhos, complexados pela madeira.

Soito

Localizada no Dão, em Mangualde, a Quinta do Soito está na nossa lista de propostas com o Soito Tinto 2014, um vinho de cor grená, aroma com expressão de cassis e amora com notas de baunilha, pimenta preta e cacau. Revela um corpo bem estruturado, com taninos firmes e um bom volume na boca.

Terras da Aldeia

Da região do Alvarinho, em Melgaço, os vinhos Terras da Aldeia têm-se revelado ímpares, autênticos e tradicionais. Sugerimos o seu Espumante Bruto, com 13% de álcool.

Flor das Tecedeiras

Também do Douro, desafiamos a experimentar o Flor das Tecedeiras Tinto 2014, um vinho muito encorpado, com componente floral e notas de frutos pretos, baunilha e alguma mineralidade.

Partilhar Artigo:
Fechar