Revista Rua

2018-10-30T16:20:27+00:00 Cultura, Fotografia, Radar

O mundo da fotografia a preto e branco

©Daniel Camacho
Daniel Camacho
Daniel Camacho30 Outubro, 2018
O mundo da fotografia a preto e branco

Muitas vezes vemos fotografias fantásticas a preto e branco (PB), sejam elas paisagens, retratos ou até fotografias mais abstratas. Sem cor, são os jogos de luz que irão sobressair, assim, devemos procurar contrastes entres os vários elementos que farão parte da composição, realçando formas, texturas e padrões. Essa luz contrastante será útil para criar sombras destacando a luz.

No entanto, nem sempre esta opção funciona, isto porque o PB como o próprio nome indica, requer contraste, ou seja, um cenário/objeto/sujeito composto por luz e sombra. Por norma, uma luz mais homogénea numa determinada cena, será mais interessante a cores devido à falta de contraste. Por outro lado, se estivermos a fotografar com uma luz mais dura ou pontual e se optarmos por PB, essa nossa escolha irá fazer com que o espectador direcione o seu olhar para formas e texturas, eliminando muito ruído visual e distrações da cena.

Existe uma grande diferença entre uma foto a cores ou a PB. Quando fotografamos a cores temos a percepção imediata e geral da luz na nossa foto, enquanto na fotografia a PB é essencial perceber se a luz existente irá criar contraste suficiente para produzir uma imagem forte.

Se fotografarmos a PB, devemos optar pelo ficheiro RAW, isto porque este ficheiro permitirá guardar também as cores e assim poderemos escolher à posteriori a melhor versão da nossa foto. Por outro lado, se optarmos por fotografar em JPG, o processo não é reversível.

Existem muitos tipos de PB, por exemplo, podemos usar filtros de cor para criar contrastes diferentes, também podemos simplesmente optar por um PB mais low key, ou seja, composto maioritariamente por zonas de sombra, ou um PB mais high key, ou seja, o nosso objeto de interesse será composto essencialmente por zonas claras. A mesma cena poderá ter abordagens muito diferentes no que toca à ausência de cor.

A edição terá o seu papel fundamental no nosso resultado final. Existem muitos programas para conversão de fotos a PB, mas devemos ter cuidado, muitas vezes as fotos são convertidas para monocromático ou uma escala de cinzas. Nenhuma destas duas opções será na realidade um verdadeiro PB.

Partilhar Artigo:
Fechar