Revista Rua

2018-07-02T08:06:21+00:00 Negócios

Paula Brás Cabeleireiro

Inovação e profissionalismo nos cuidados de beleza
Redação
Redação2 Julho, 2018
Paula Brás Cabeleireiro
Inovação e profissionalismo nos cuidados de beleza

Três palavras definem Paula Brás: inovação, formação e detalhe. Atualmente uma das cabeleireiras mais reconhecidas em Guimarães, Paula abriu o seu próprio salão de beleza há 16 anos e recentemente um spa, um espaço mais intimista e moderno. Procurada por um público-alvo de classe média/média-alta, tem traçado um percurso de sucesso marcado pela diferença, mudança e novidade.

O seu caminho começa relativamente cedo. Aos 12 anos, Paula descobre o gosto pelo mundo da beleza, mas, curiosamente, não se imaginava a trabalhar como cabeleireira nem ter o seu próprio salão. “O meu maior receio era ser cabeleireira e estagnar”, admite. Rapidamente percebeu que a formação era fundamental para iniciar o seu negócio e decidiu tirar um curso de cabeleireira. Curso terminado, optou por abrir um pequeno espaço num anexo em casa, onde trabalhou cerca de dois anos, até concluir que queria algo maior onde pudesse mostrar o seu trabalho e dedicação.

O medo de uma possível estagnação mantinha-se, mas Paula não desistiu. Em 2002 abre o seu próprio negócio, o salão onde trabalha. “É uma luta constante, de querer inovar sempre, porque os meus princípios são estes: a inovação, a formação e, aquilo que considero que justifica o meu sucesso, o detalhe”, refere. “Acho que todos podemos ser bons tecnicamente. O que faz a diferença é quando olhamos ao detalhe, ou seja, a preocupação com o cliente”, continua. Os princípios e valores que estão na base do trabalho de Paula são fatores cruciais que têm garantido o sucesso de um negócio que foi crescendo e evoluindo com o tempo, sempre com foco nas novas tendências e na procura de oferecer os melhores serviços. “Para mim, o cliente é a pessoa mais importante que entra aqui. É nele que mostramos o nosso trabalho”, admite.

O salão Paula Brás Cabeleireiro oferece diversos serviços, tanto a nível de tratamentos como de estética, realizados por um núcleo de colaboradoras profissionais. No centro, há um espaço mais reservado, destinado a diagnósticos, tratamentos com próteses capilares, mesoterapia capilar, cuidados de cabelo e couro cabeludo e ainda aplicação de extensões. A estes serviços unem-se os restantes trabalhos habituais de brushing, corte, coloração, ondulação ou alisamento e ainda maquilhagem e serviço de unhas, com destaque para os trabalhos de noivas. Além do salão há ainda um outro espaço mais intimista, o Babor Beauty Spa by Paula Brás, que existe há seis anos e oferece igualmente serviços de tratamento e estética para rosto e corpo.

O mundo da beleza tem evoluído de uma forma bastante rápida e a concorrência é cada vez maior. “A concorrência para mim é ótima. Gosto de me aliar aos bons, para tentar ser melhor ainda. Só vejo vantagens quando há concorrência”, admite Paula quando questionada sobre a inevitável necessidade de inovação e destaque num meio onde há vários negócios idênticos. Feliz e realizada a nível profissional, Paula pondera mais tarde abrir uma academia de formação, baseada em tudo o que adquiriu e na oportunidade de ensinar o melhor que sabe. “Quando comecei defini que queria ser uma cabeleireira reconhecida e, para isso, tem de haver muito trabalho”, admite. “Faço várias formações no estrangeiro. Temos de apostar, senão não conseguimos ser bons”, conclui Paula, dando destaque à importância dos mínimos detalhes, da formação e da novidade, para conseguir alcançar uma meta de sucesso.

Fotografia: Nuno Sampaio

Partilhar Artigo:
Fechar