Revista Rua

2018-05-03T10:58:32+00:00 Opinião

Pedalar na primavera

Partilhar Artigo:
Minho Ciclável
Minho Ciclável
2 Março, 2018
Pedalar na primavera

O mês de março marca o início da primavera que, segundo os astrónomos, este ano terá o seu início exato às 16:00 horas do dia 20. Com a primavera vem a mudança da hora para o horário de verão, os dias mais longos, as temperaturas mais amenas e todo um agradável ambiente de cheiros e cores que são um forte convite às atividades ao ar livre, nomeadamente a uns belos passeios de bicicleta.

Felizmente, ao longo da última década, têm vindo a ser criadas diversas infraestruturas para a prática de atividades ao ar livre, possibilitando novas experiências e momentos de lazer e permitindo às pessoas usufruir do seu território. Exemplo disso são as ciclovias/ecovias criadas como infraestruturas de lazer em diversos concelhos, convidativas à prática de atividade física em contacto com um ambiente natural. No Minho, a oferta é significativa e variada, e são várias as propostas para passear em duas rodas e desfrutar do ambiente primaveril.

Há percursos para todos os gostos. Com extensões mais reduzidas e ideais para quem procura espaços para passeios em família, existem várias opções: a Ecovia do Rio Este em Braga, as ciclovias que em Esposende acompanham o Rio Cávado quer junto à Marginal quer ligando Fão a Fonte Boa e os troços de ciclovia entre Vila Praia de Âncora e Caminha são bons exemplos disso. Todas elas têm percursos com envolventes agradáveis e o facto de terem pisos asfaltados e sem grandes inclinações torna-as adequadas para todas as pernas. Com maiores extensões há outras opções como a Ecopista do Rio Minho, com 20 km de extensão no concelho de Valença, que já foi considerada a quarta melhor via verde da Europa e a Ecopista Guimarães – Fafe que, por entre montes e vales, aproveita a antiga linha ferroviária que unia estes dois concelhos.

Um pouco mais aventureiras, e apenas adequadas para BTT, devido às caraterísticas do piso ou pelos desníveis, são as ecovias de Famalicão à Póvoa de Varzim entre grandes campos de cultivo; a Ecovia do Rio Lima que parte de Viana do Castelo e tem no Troço dos Açudes de Ponte de Lima a Ponte da Barca um lindíssimo percurso ribeirinho. De realce são também as ecovias do concelho dos Arcos de Valdevez, de Ermelo e de Sistelo, que proporcionam fantásticas panorâmicas.

Mais informações podem ser facilmente encontradas em diversos sítios da internet, mas como se vê, há no Minho muito por onde “pedalar pela primavera”.

Como escolher uma bicicleta

Se gostou das sugestões para um passeio, mas ainda não tem bicicleta, há alguns aspetos que deve ter em conta para comprar uma:

· Pense: que tipo de utilização lhe vai dar? Simplificando bastante, existem as bicicletas para estrada, urbanas e de BTT. As de BTT são mais versáteis, mas em bons pisos são bem menos confortáveis que as urbanas ou as de estrada. Por outro lado, estas últimas não se dão muito bem em pisos não asfaltados.

· Compre uma bicicleta adequada ao seu tamanho. Na loja certamente o ajudarão quanto a isso.

· Se pretender utilizar cestos, alforjes ou cadeiras de crianças, verifique se o quadro da bicicleta o permite.

Partilhar Artigo:
Fechar