Revista Rua

2018-08-06T12:04:30+00:00 Património, Região

Praias Fluviais da Póvoa de Lanhoso

José Gonçalves Lopes
José Gonçalves Lopes6 Agosto, 2018
Praias Fluviais da Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso, coração do Minho, está cuidadosamente inserida entre as bacias hidrográficas do Rio Cávado e do Rio Ave. Esta posição geográfica favorece a fertilidade de espaços fantásticos à beira rio.

Começo pelo Rio Cávado, fronteira natural com o concelho de Amares, local de umas das melhores praias fluviais do norte do país, a praia fluvial de Verim, que todos os anos é local de atração para milhares de veraneantes, que aproveitam as águas límpidas e o acesso facilitado a pessoas com problemas de locomoção. Junto ao local, há um bar, casas de banho públicas e a praia é vigiada por nadadores-salvadores.

A pequena ilha que se ergue no meio do leito do rio, cria uma paisagem diferente e bastante agradável, em que os únicos acessos são a nado ou por um pequeno passadiço. Na terra da Filigrana, a qualidade da água desta praia é de ouro.

Se preferir um local mais reservado, basta ir em direção a montante até à freguesia de Ajude e pode descobrir um local muito reservado em que durante o dia poucas são as pessoas que passam por lá.

O Rio Ave possui também vários espaços de eleição para aproveitar o verão da melhor forma. Na freguesia de Esperança, mesmo no coração da freguesia, há um espaço que há pelo menos dois anos foi renovado, criando assim um espaço de lazer agradável, ideal para as famílias que podem até confecionar alimentos no local. Para além da parte natural, este espaço fica junto à Ponte Mem Gutierres, um belo exemplar românico. Um pouco mais a jusante podem visitar o Parque de Lazer do Pontão, entre as freguesias de Sobradelo da Goma e Brunhais. Este espaço atrai também milhares de pessoas durante o verão todo, pela esplanada do bar com vista privilegiada, pelos percursos junto ao rio, mas essencialmente por causa da plataforma sob o rio que concede um carácter único ao local.

Para terminar, faço referência à conhecida como “Praia da Rola”, na freguesia de Taíde. É um espaço muito conhecido no concelho, sendo também fronteira natural com  Guimarães, é local de eleição para habitantes de ambos os concelhos. Há pouco tempo reabriu um bar no local proporcionando no local um maior conforto às pessoas que passam por lá.

A Póvoa de Lanhoso é um concelho onde a natureza convive de mãos dadas com a história, ideal para visitar não só durante o verão. Visite a Póvoa de Lanhoso!

Partilhar Artigo:
Fechar