Revista Rua

2018-08-20T12:18:37+00:00 Bússola, Viagens

Santorini, a ilha grega paradisíaca

Rita Almeida
Rita Almeida2 Julho, 2018
Santorini, a ilha grega paradisíaca

Localizada a cerca de 200 km de Atenas, no sul do mar Egeu, Santorini é a maior ilha de um pequeno arquipélago de cinco ilhas com o mesmo nome, que resultam essencialmente de uma erupção vulcânica. A ilha, cuja capital é Fira, é o local de uma das maiores erupções vulcânicas já registadas na história, deixando uma grande cratera com cinzas, o que pode ter levado, segundo uma teoria, ao colapso da civilização da ilha de Creta. Hoje, é principalmente uma caldeira cheia de água. As grandes falésias que pode ver por Santorini foram formadas pelo vulcão ativo. A região registou a sua primeira atividade vulcânica há cerca de quatro milhões de anos. Atualmente, a ilha conta com pouco mais de 15 mil habitantes, sendo que em época alta é possível que o número de turistas seja quase superior ao de locais.

Mesmo que nunca tenha estado em Santorini, é capaz de reconhecer o local devido às fotografias mais comuns com as casas a azul e branco esculpidas nas falésias, mas também pelas águas de cor de safira. Esta pérola mediterrânica é o destino de muitos para uma lua de mel ou até para uma escapadinha romântica. Um local onde encontra paz, enquanto vagueia pelas praias com a areia de várias cores: branca, preta ou vermelha. As mais conhecidas são as praias Kamari e a Perissa. Para quem gosta de se aventurar e saltar das rochas para o mar, existe a Baía de Amoudi, a dez minutos do porto de Oia. Já que está no local, aproveite e coma na Baía, conhecido pelo seu peixe e marisco fresco. Fira e Oia são duas cidades pitorescas que devem ser visitadas, uma vez que oferecem vistas incríveis sobre o mar Egeu. Durante um passeio de barco ou até a nadar, pode ver as Hot Springs, onde a água muda de cor e de temperatura, devido aos vulcões.

Outro ponto a visitar é o Akrotiri Lighthouse, um farol construído numa enorme falésia. Com uma paisagem de cortar a respiração e com uma temperatura agradável, aproveite para fazer um piquenique ao pôr do sol. Os locais para o fazer são muitos, mas sugerimos Oia, que é conhecida pelo seu pôr do sol de todas as cores.

Fotografia: D.R.

Partilhar Artigo:
Fechar