Revista Rua

2018-08-27T12:25:36+00:00 Descobrir, Em Destaque, Viagens

The Presidential: uma viagem apaixonante

João Lobo Monteiro
João Lobo Monteiro16 Agosto, 2018
The Presidential: uma viagem apaixonante

Quem vem e atravessa o rio, pela linha ferroviária do Douro, não vê só um velho casario, como na música de Rui Veloso, mas vê muitas outras belas paisagens e sente novos paladares. Aliar uma viagem num comboio muito especial, degustar pratos de alguns dos melhores chefs nacionais e internacionais e ainda poder visitar locais de cortar a respiração: é nestes três pilares que assenta a The Presidential Gourmet Train Experience, ou apenas Comboio Presidencial.

A história desta viagem no espaço começa com uma viagem no tempo e nas paixões do curador executivo e fundador desta experiência, Gonçalo Castel-Branco: “Sempre adorei comboios. Visitei o Museu Nacional Rodoviário, no Entroncamento, e vi um comboio ao estilo Expresso do Oriente, parecia saído de um filme do Hitchcock. Pedi para me deixarem fazer uma pequena visita e apaixonei-me por aquele comboio. Queria que aquilo visse a luz do dia, queria tirá-lo do museu, onde estava muito bem conservado, mas queria que as pessoas o vissem a passar à frente dos seus olhos. Cheguei a casa, contei à minha filha de dez anos, disse que adorei o comboio e ela sugeriu: ‘por que é que não fazes um restaurante lá dentro?’. Foi uma excelente ideia”, conclui.

Construído em 1890, ainda como Comboio Real, serviu a corte do rei D. Luís I e recebeu a bordo convidados de honra, como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado como Comboio Presidencial, com a implantação da República, em 1910, transportou os chefes de Estado portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação, logo após o funeral de António de Oliveira Salazar.

Fotografia ©Tiago Pais

Restaurado em 2010, The Presidential “é uma peça de história sobre rodas”, considera Gonçalo Castel-Branco. “A única coisa que fizemos foi colocá-lo na linha do Douro, que para mim é o sítio mais bonito do mundo, e acrescentar o melhor de tudo o que podia encontrar. Passei um ano à procura de pequenas e grandes coisas que me fizessem feliz e pudessem fazer os outros felizes. Não há nada que tivesse ficado esquecido e não tenho dúvidas em dizer que esta é a melhor experiência de luxo em Portugal. Costumo chamar-lhe ‘Disney para os mais crescidos’, porque o que eu sinto e vejo que os clientes sentem foi o que eu senti quando era criança e fui à Disney”, exalta o curador.

Próxima edição em setembro e outubro

The Presidential Gourmet Train Experience é redesenhada a cada época (embora o programa esteja predefinido) para trazer os maiores talentos da culinária do mundo para os mais bonitos cantos do nosso país, a bordo do mais icónico comboio da história de Portugal.

Com duas edições anuais, na primavera e no outono, num total de 25 viagens, o Comboio Presidencial parte para a sua edição Vindimas no fim de semana de 29 e 30 de setembro e continua a percorrer a linha do Douro durante os fins de semana de outubro. Entre outros, os chefs Miguel Laffan, Tiago Bonito e João Oliveira, todos eles com estrela Michelin, vão cozinhar para os convidados a bordo do comboio.

Fotografia ©Miguel Andrade

As opções são variadas: os packs de um dia (500 euros por pessoa), dois dias (2000 euros) e três dias (4000 euros) são os ideais para pequenos grupos. Já no caso das empresas, as opções mais indicadas são o pack Carruagem (10.000 euros, no conjunto) ou o pacote Comboio Exclusivo (35.000 euros por grupo).

Os diferentes preços garantem diversos graus de regalias, naturalmente, desde passar a noite no Intercontinental, hotel de cinco estrelas no centro histórico do Porto, até fazer as refeições em restaurantes conceituados como o DOC, do chef Rui Paula, passando por prendas exclusivas no final da viagem, que começa e termina na estação de São Bento. No caso do roteiro empresarial, as vantagens centram-se mais na possibilidade de haver a presença da marca representada tanto nas carruagens, como na própria estação de São Bento.

Porém, o ponto alto de toda a experiência é a visita à mais emblemática quinta privada do Douro, a Quinta do Vesúvio, situada a apenas 45 quilómetros da fronteira com Espanha. No pack de um dia, após o almoço, numa paragem de duas horas, os convidados têm aqui acesso exclusivo a uma prova dos melhores vinhos do Porto da Graham’s, propriedade da família Symington – alguns tão raros que nunca foram comercializados -, um cigar lounge na varanda e, durante as vindimas, a hipótese de participar na pisa da uva (esta, sujeita a reserva e confirmação). Quem opta pelas viagens de dois e de três dias, fica a relaxar no Vesúvio, onde jantará com a família e trabalhadores da vindima. Após o jantar, pode participar na cerimónia da pisa da uva. No caso dos dois dias, a noite é passada na Casa do Rio, a poucos metros desta quinta. Quem opta por viajar mais um dia, fica instalado no Six Senses Douro Valley, com vista para a paisagem do Douro.

Vencedora do prémio Best Public Event in the World 2017, atribuído pelo Bea World Festival, caracterizada pela CNN como “a mais saborosa viagem de comboio do mundo” e pela Forbes como um dos 10 melhores comboios de luxo do mundo, a The Presidential Gourmet Train Experience é, de facto, algo intemporal e inesquecível.

Partilhar Artigo:
Fechar