2018-05-04T10:25:41+00:00 Espairecer, Lifestyle

Um roteiro para o dia dos namorados

Joana Soares
Joana Soares2 Fevereiro, 2018
Um roteiro para o dia dos namorados

Apesar das diferentes versões da lenda de São Valentim, a mais conhecida é a que conta que, no século III, o Imperador Cláudio II, com o objetivo de formar um poderoso exército, proibiu os casamentos, para que os jovens se concentrassem na vida militar.

As suas ordens foram contrariadas pelo bispo Valentim, que continuou a celebrar casamentos de forma clandestina. O bispo que hoje dá nome àquele que é considerado o dia mais romântico do ano, o Dia de São Valentim, acabou por ser preso e condenado à morte. Durante o tempo que esteve preso, recebeu flores e bilhetes, demonstrando o apoio e a consideração pelas suas ações. Hoje em dia, mesmo sem saberem da lenda, os casais procuram ir ao encontro desta tradição, trocando frequentemente postais, cartas e presentes no dia 14 de fevereiro. Para além disto, muitos dos casais têm por hábito ir a um restaurante jantar, fazer uma massagem a dois ou até passar a noite ou um fim de semana num hotel para festejar a data. A pensar neste Dia dos Namorados e nos casais minhotos, damos-lhe algumas sugestões para gostos, orçamentos e disponibilidades diferentes.

Fim de semana romântico em Ponte de Lima

O Dia dos Namorados parece-nos a desculpa ideal para uma escapadinha romântica. Sugerimos que aproveite o fim de semana para passear por Ponte de Lima, a maior e mais antiga vila de Portugal. Como alojamento, uma das opções para esta data especial é o Hotel Axis Ponte de Lima Golf Resort, que lhe proporciona um jantar romântico, um extra de São Valentim (espumante, chocolates, bolachinhas e pétalas de rosa no quarto) e pequeno-almoço.

Um passeio por Viana do Castelo e um jantar especial

Outra opção pode ser um passeio durante a tarde em Viana do Castelo, seguido de um jantar especial de São Valentim no Solar de Merufe. A primeira parte do programa permite que, para além de desfrutar de um passeio com a sua cara metade, possa levar os filhos consigo, havendo espaço para o tempo a dois à hora do jantar.

Uma tarde de Spa em Braga

Para os bracarenses, sugerimos uma tarde de Spa ou uma massagem a dois no Meliã Braga. Quem tiver mais disponibilidade, pode usufruir do pacote especial de São Valentim do hotel, que inclui uma noite de alojamento, pequeno-almoço, decoração especial no quarto, tratamento VIP, jantar romântico no restaurante El Olivo, acesso ao Health Club e uma massagem a dois.

Turismo rural em Castro Laboreiro

Se prefere estar em contacto com a natureza, sugerimos que aproveite o fim de semana a dois para fazer uma visita a Castro Laboreiro, vila que está inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês. Aqui pode fazer caminhadas e ver um legado histórico, arqueológico e arquitetónico milenar, como os monumentos megalíticos, o castelo, as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários e os moinhos. Como alojamento propomos uma das casas típicas da zona (castrejas) ou um dos moinhos recuperados, que permitem alojar entre 2 a 8 pessoas, por isso, caso não tenha onde deixar os pequenotes, pode fazer um programa em família. Aproveite também a oferta gastronómica variada para um almoço ou jantar a dois (ou em família), onde pode provar iguarias típicas: cabrito, enchidos, broa, bucho doce e sopa seca de pão duro.

Um salto de paraquedas para os mais aventureiros

Para os que querem fugir à regra, propomos um salto de paraquedas na capital minhota: o salto Tandem, uma variação do paraquedismo tradicional, onde quem salta é acompanhado de um instrutor. O salto, realizado em queda livre, a uma altura de 3000 ou 4200 metros, promete uma dose de adrenalina pura: vai sentir-se nas nuvens! Se já tem alguma experiência neste desporto, pode aproveitar e fazer o salto junto com a sua cara metade. E, quando estiverem com os pés bem assentes no chão, podem aproveitar os encantos da cidade de Braga e dar um passeio pelo Bom Jesus.