2018-05-04T10:26:47+00:00 Ao Volante, Lifestyle

Volvo XC40

O pequeno grande SUV
Nuno Sampaio
Nuno Sampaio2 Fevereiro, 2018
Volvo XC40
O pequeno grande SUV

O mais recente ‘rebento’ da construtora sueca, propriedade dos chineses da Geely, é o mais pequeno SUV da gama. Com 4,42 metros de comprimento e 2,70 metros de distância entre os eixos, o Volvo XC40 concorre diretamente com o Audi Q3, o BMW X1 e o Mercedes GLA, veículos que disputam o segmento dos Sport Utility Vehicles mais importantes da Europa e o segundo mais importante, em relação a vendas, no nosso país.

Mantendo o ADN dos ‘irmãos’ mais crescidos, o XC60 e o XC90, o XC40 cativa pelo interior muito acolhedor, hi-tech e de enorme funcionalidade. Pode ser o mais pequeno da família, mas não é um SUV apenas de cidade. Pode não ser um Todo-o-Terreno, mas já permite algumas aventuras off road especialmente nas versões com tração integral. A segurança, sempre com um papel muito forte na marca sueca, promete não desiludir. A prova está no vídeo do crash-test que a Volvo lançou para destacar as inúmeras tecnologias a que recorre para evitar uma colisão. Num conjunto amplo de sistemas, destacam-se as situações em que o carro assume o controlo sozinho como no Pilot Assist, no City Safety com novas capacidades e no Cross-Traffic Alert com travagem automática, que se juntam a outros atributos como o Run-Off Road Protection & Mitigation e a câmara a 360º.

O modelo chega ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018, estando, desde já, disponível para encomenda. Os preços começam nos 36.639€, para as motorizações a gasolina, e a partir dos 39.956€ para as versões a gasóleo.