Revista Rua

2022-01-14T09:46:06+00:00 Cultura, Música

10 000 Russos apresentam novo disco no gnration

Destaque ainda para Jorge Pinto Ramos e a estreia digital de Prelude.
10 000 Russos ©LIMAMIL
Redação14 Janeiro, 2022
10 000 Russos apresentam novo disco no gnration
Destaque ainda para Jorge Pinto Ramos e a estreia digital de Prelude.

O gnration prepara uma agenda recheada para o próximo fim de semana. Jorge Pinto Ramos estreia online Prelude, uma peça sonora baseada no novo trabalho de 10 000 Russos, banda portuguesa que irá apresentar o novo disco, Superinertia, no sábado.

Das bandas portuguesas mais internacionais da última década, 10 000 Russos é formada por João Pimenta, na bateria e na voz, Pedro Pestana, na guitarra, e Nils Meisel, nos sintetizadores e eletrónica. Na vanguarda da música rock psicadélica dos tempos modernos, a banda é aclamada dentro e fora de portas, combinando subgéneros do rock, como fuzz, noise, kraut, pós-punk e industrial. Superinertia é o quinto álbum da banda, que o define como “um disco sobre o estado da inércia em que os humanos vivem no Ocidente nos dias de hoje”.  O disco é apresentado no sábado à tarde e os bilhetes já se encontram disponíveis.

Na noite anterior, sexta-feira, é tempo de Jorge Pinto Ramos estrear o prelúdio ao concerto, inserido no ciclo online Órbitra. Sendo um prelúdio geralmente entendido como uma peça introdutória de outra obra maior, é apresentado este Prelude, uma peça sonora que nasce a partir da reconfiguração dos temas Super Inertia e a A House Full of Garbage, presentes no disco de 10 000 Russos. Nesta obra, o músico bracarense emprega um papel preponderante à eletrónica, procurando diluir a barreira percetual entre o acústico e o eletrónico.

Prelude estreia esta sexta-feira, às 21h00, nas redes sociais e no site do gnration.

Partilhar Artigo: