Revista Rua

2020-12-22T15:34:44+00:00 Radar

10 filmes de Natal obrigatórios para viver a magia natalícia

O Sozinho em Casa é obrigatório, certo?
Redação22 Dezembro, 2020
10 filmes de Natal obrigatórios para viver a magia natalícia
O Sozinho em Casa é obrigatório, certo?

It’s Beginning to Look a Lot Like Christmas”, definitivamente. A RUA selecionou os dez filmes de natal imperdíveis nesta época natalícia. Desde filmes de animação, comédias ou clássicos, junte a família, o balde de pipocas, e inicie a maratona natalícia.

Sozinho em Casa, 1991

Na época de 90 nasce o filme que nos acompanha todos os natais. Já sabendo algumas falas do filme, Home Alone já se transformou numa tradição de família.

Esta comédia memorável conta a história de Kevin McCalister que, nas férias de Natal, é deixado acidentalmente em casa pela sua família. Com apenas oito anos, Kevin acaba por tirar o melhor partido da situação, encomendando tudo o que necessita através de um cartão de crédito deixado para trás. Até quando os bandidos mais estúpidos de sempre tentam assaltar-lhe a casa, que pensavam estar vazia, Kevin consegue enganá-los e fazê-los passar pelas maiores peripécias, rendendo-nos gargalhadas.

Frozen: O Reino do Gelo, 2013

O filme mais aclamado dos mais pequenos não poderia deixar de ser referido nesta listagem. Inspirado no conto A Rainha do Gelo, a história de Frozen dá-nos a conhecer duas irmãs do reino de Arendelle. Um acontecimento terrível condenou o reino a um inverno sem fim e é quando e a princesa Anna, uma otimista que acredita que o reino pode ser salvo, parte numa longa viagem à procura da sua irmã Elsa, a única com poderes para reverter a situação.

O sucesso de Frozen foi tanto que atingiu a 6.ª posição de filmes com maior lucro da história, transformando-se no maior sucesso da Disney, ultrapassando o Rei Leão. Arrecadou também o Óscar de Melhor Música e de Melhor Animação.

Elf – O Falso Duende, 2003

Uma comédia de excelência liderada por Will Ferrell que faz as delícias das tardes de cinema em família, sobretudo na época natalícia. Lançado em 2003, o filme conta a história de Buddy, uma criança que foi levada desde tenra idade para o polo norte acidentalmente dentro de um saco de presentes do Pai Natal. Apesar de ser humano, Buddy é adotado por um dos duendes do Pai Natal e é criado como família. Quando Buddy cresce e fica muito maior que os outros duendes, torna-se impossível continuar a trabalhar na oficina dos brinquedos do Pai Natal e é encorajado para viajar até Nova Iorque para procurar o seu verdadeiro pai. No entanto, fica surpreendido quando descobre que ele não acredita no Pai Natal. Uma comédia divertida, que se foca em temas como a solidariedade, a compaixão, o amor e a união.

O Estranho Mundo de Jack, 1993

Estrelado por Tim Burton, este é o filme de animação clássico de Natal. Chamado de The Ningtmare Before Christmas, o enredo gira à volta da história de Jack Skellington, o Rei das Abóboras, que está cansado da Cidade do Halloween, a cidade onde vive e onde é sempre Halloween, um lugar sombrio habitado por fantasmas, bruxas e esqueletos. Um dia, ao seguir as luzes de uma árvore de Natal, Jack abre acidentalmente um portal para a Cidade do Natal e, com a intenção de trazer o espírito natalício para a sua cidade, Jack rapta o Pai Natal. Um plano que se revela um verdadeiro fracasso.

A Saga Harry Potter, 2001-2011

As maratonas da obra Harry Potter são um filme indispensável para acompanhar o Natal. A magia dos filmes de J.K. Rowling a misturar-se com a magia do Natal é o acompanhamento perfeito para toda a família.

Harry é um órfão que aos 11 anos descobre que tem habilidades mágicas e é convidado a integrar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Quando todos os alunos regressam a casa para as festividades de Natal, Harry prefere ficar em Hogwarts em vez de voltar para casa dos tios, os Dursley, que o maltratam e renegam como elemento da família. Ao longo dos anos, que correspondem a vários filmes, Harry vai superando desafios mágicos, sociais e emocionais. A descoberta da morte dos pais e o confronto com Voldemort são algumas das aventuras que vai viver com os seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

O Grinch, 2000

Esta comédia infantil conta a história de um ser verde rabugento que odeia o Natal e que arquiteta um plano para impedir que a data festiva seja comemorada na cidade de Quemlândia. Assim, na véspera de natal, Grinch decide invadir a casa das pessoas e roubar tudo o que esteja relacionado com o Natal. O que Grinch não esperava era conhecer uma menina doce e inocente que lhe ensina o verdadeiro significado do Natal. Um filme que arrecadou um Óscar de melhor maquilhagem, com Jim Carrey a interpretar Grinch.

O Amor Acontece, 2003

A primeira longa-metragem de Richard Curtis, o argumentista dos grandes sucessos O Diário de Bridget Jones ou Notting Hill, nasce a trama que se passa em Londres, na véspera de Natal, e conta a história de oito casais que lidam com o fim ou início de um relacionamento em plena quadra natalícia.

O sucesso foi tanto que em 2017, 14 anos após a estreia do filme, o elenco de O Amor Acontece reuniu-se para uma sequela de 16 minutos, a favor de uma causa solidária. Nos poucos minutos pode perceber-se o que aconteceu a quase todas as personagens do filme, e recordar o sucesso de Natal.

Um Conto de Natal, 2008

Inspirado no conto clássico de Charles Dickens de 1843, o filme de animação aborda a importância do amor, a avareza e o materialismo.

A história do carrancudo e mal-humorado Ebeneezer Scrooge, um velho homem de negócios que detesta o Natal e não acredita no espírito da época que é visitado por três fantasmas, o do passado, o do presente e o do futuro, que o levam numa viagem reveladora de muitas verdades que o velho Scrooge não quer enfrentar. Com eles fará uma reflexão sobre o seu passado e de como isso o levou a agir no presente, com a esperança de lhe abrir o coração e torná-lo numa pessoa melhor.

Last Christmas, 2019

Um dos mais recentes filmes de natal que o fará questionar cada cena. A história roda em volta da jovem Kate, uma londrina frustrada que trabalha como elfa numa loja de Natal o ano todo, e da sua vida em que nada parece dar certo. Mas as coisas logo mudam para melhor quando ela conhece Tom – um rapaz encantador que parece bom demais para ser verdade. À medida que a cidade se transforma na época mais maravilhosa do ano, a crescente atração de Tom e Kate transforma-se no melhor presente de todos: um romance de Natal.

Polar Express, 2004

Adaptado do conto de Natal do autor norte-americano Chris Von Allsburg, Polar Express aborda a história de Billy que na noite de Natal embarca numa aventura mágica. Já deitado, e a duvidar da existência do Pai Natal, Billy ouve barulhos e vê chegar um comboio, o Expresso Polar, que o convida a embarcar com destino ao Polo Norte. Billy junta-se a um grupo de crianças que, tal como ele, já tinham perdido a esperança de conhecer o Pai Natal.

Um filme que foge ao convencional dos filmes de natal, abordando temas como a amizade, a coragem e a necessidade de cultivar os sonhos.

Partilhar Artigo: