O passar do tempo e os elementos da natureza criaram paisagens únicas ao longo da história. Podemos ver um exemplo perfeito disso nas grutas. Essas cavidades naturais criadas pela erosão da água, pelo gelo ou pela lava, têm sido uma fonte de atração para todas as pessoas desde sempre.
Felizmente, não é preciso ir muito longe para explorar esse mundo subterrâneo mágico! Existem centenas de grutas e cavernas na Europa que valem a pena visitar. A Musement, plataforma de reserva de atividades em destinos, fez uma compilação com 10 das grutas mais populares da Europa, com base no número de avaliações que receberam no Google.
Grutas del Drach, Maiorca (Espanha), 40.076 avaliações. Gruta Negra, Gruta dos franceses, Gruta Blanca e Gruta de Luis Salvador são quatro grutas interligadas, que se transformaram em uma das maiores atrações turísticas da Ilha de Maiorca. Durante o percurso de cerca de 1.200 metros, além de poder apreciar as maravilhosas estalactites e estalagmites, poderá desfrutar de um concerto de música clássica ao vivo. Outra das grandes atrações do local é o Lago Martel. É considerado um dos maiores lagos subterrâneos do mundo e pode ser atravessado a pé, através de uma ponte, ou de barco.
Jameos del Agua, Lanzarote (Espanha), 37.159 avaliações. Os Jameos del Agua consistem num espetacular espaço natural localizado dentro de um tubo vulcânico. Graças ao trabalho do artista César Manrique, que soube aproveitar as potencialidades da gruta para criar um lugar único onde a arte e a natureza se complementam perfeitamente, os Jameos del Agua atraem milhares de visitantes todos os anos. Dentro da gruta existe uma lagoa cristalina, onde habita o famoso caranguejo cego, uma espécie endêmica em perigo de extinção. Outro local que merece destaque é o enorme auditório natural com capacidade para mais de 500 pessoas, que aproveita a boa acústica da gruta para receber concertos e eventos em um cenário incomparável.
Caverna de Postojna, Postojna (Eslovénia), 34.323 avaliações. A Caverna de Postojna é uma das mais impressionantes da região cárstica, um verdadeiro paraíso subterrâneo que se formou ao longo de milhões de anos. Dos 24 km de túneis, galerias e salas, 5 km podem ser visitados. Parte do percurso (3,5 km) é feito a bordo de um pequeno comboio, o que proporciona uma experiência muito divertida para a família toda. O restante trajeto tem de ser feito a pé. Entre os símbolos mais reconhecidos da caverna, destacam-se a enorme estalagmite branca de 5 metros de altura, conhecida como “Brilhante”, e um enorme espeleotema de 16 metros. No que diz respeito aos habitantes, os mais famosos são os proteus. Antigamente, pensava-se que essas curiosas criaturas fossem dragões bebés. Podem viver até os 100 anos.
Caverna de Nerja, Nerja (Espanha), 26.837 avaliações. Conhecida como a “catedral natural da Costa do Sol”, a Caverna de Nerja foi descoberta por acaso, por um grupo de jovens em 1959. No interior do local, é possível encontrar exemplares da maioria dos espeleotemas catalogados até à data. Uma das formações de maior destaque é a enorme coluna de 32 metros de altura, localizada na Sala do Cataclismo, através da qual a Caverna de Nerja ganhou um lugar no livro dos recordes, o Guinness Book of Records, em 1977. Outro dos grandes tesouros que a caverna abriga são as pinturas rupestres. Para que se mantenham preservadas, não estão abertas ao público. No entanto, graças à tecnologia, é possível vê-las ao detalhe no Museu de Nerja.
Gouffre de Padirac, Padirac (França), 25.761 avaliações. Localizada no coração do Vale de Dordogne, a Gouffre de Padirac é uma das cavernas mais impressionantes de toda a França. O enorme abismo, com 33 metros de largura e 75 metros de profundidade, é a majestosa porta de entrada para um espetacular sistema de cavernas. Depois de descer 103 metros (de elevador ou de escada rolante), pode explorar as diferentes salas abobadadas. Parte do percurso é feito pelas águas de um rio subterrâneo. O percurso passa pelo lago “Lac de la Pluie”, onde existe uma estalactite gigante de 60 metros de altura conhecida como “Grande Pendeloque”, e continua pelo lago “Lac des Gours” até chegar ao Salão da Grande Cúpula, cujo teto fica a 94 metros de altura.
Grutas de Castellana, Bari (Itália), 21.651 avaliações. A origem das grutas de Castellana remonta a mais de 90 milhões de anos. Esse espetacular complexo de cavidades subterrâneas estende-se ao longo de 3.348 metros e chega a alcançar uma profundidade máxima de 122 metros abaixo da superfície. A temperatura média oscila entre os 14 °C e os 18 °C durante o ano todo e os visitantes podem fazer dois tipos de itinerários diferentes a uma profundidade de cerca de 70 metros: o tour completo de 3 km ou o tour curto, que tem 1 km de extensão. Ao longo do tour é possível mergulhar totalmente num mundo fascinante, cheio de estalactites, estalagmites, fósseis e cavernas com formatos super curiosos.
Grutas de Frasassi, Ancona (Itália), 21.623 avaliações. As Grutas de Frasassi são igualmente populares e estão localizadas na região de Le Marche. Atualmente, as visitas guiadas percorrem aproximadamente 1,5 km, apesar de haver uma estimativa de que as Grutas de Frasassi se estendam por mais de 30 km. Um dos lugares mais impressionantes da gruta é o “Abismo de Ancona”, uma enorme cavidade de 180 metros de comprimento, 120 metros de largura e 200 metros de altura. É tão grande que dizem que dentro dele cabe o Duomo de Milão. Também são essenciais o lago cristalizado e as “Cataratas do Niágara”, uma cachoeira petrificada de calcita pura.
Gruta El Soplao, Cantábria (Espanha), 19.486 avaliações. Considerada uma das grandes maravilhas geológicas a nível internacional, essa gruta foi descoberta no início do século XX por mineiros que trabalhavam na região. Uma recriação de um comboio mineiro leva os visitantes até à gruta. Chegando lá, tem início o tour a pé pelas diferentes galerias. O grande número de formações incomuns faz de El Soplao um lugar verdadeiramente único. Além disso, por estar localizado no coração da Serra de Arnero, a 540 metros de altitude, o local proporciona vistas incomparáveis do Mar Cantábrico e dos Picos da Europa.
Gruta de Benagil, Algarve (Portugal), 16.078 avaliações. Com as suas belas praias ladeadas por falésias douradas, não é de se estranhar que o Algarve seja uma das regiões mais procuradas para as férias de verão em Portugal. Ao longo da costa há várias grutas moldadas pela ação do mar e do vento, e umas das mais impressionantes é, sem dúvida alguma, a Gruta de Benagil. Um dos aspectos que a torna tão impressionante é a enorme abertura na parte superior, por onde entram os raios solares. Essa gruta não é acessível por terra. Por isso, os passeios de barco são uma ótima opção para explorar a região e conhecer todo o seu encanto.
Grutas de Sant Josep, Castellón (Espanha), 15.901 avaliações. É uma gruta localizada na Comunidade Valenciana e fecha o ranking da Musement. As pessoas que visitam o local podem desfrutar de um passeio de barco pelo rio subterrâneo navegável mais longo da Europa. Durante a visita é possível apreciar as estalagmites e estalactites das diferentes cavidades iluminadas com luzes LED, entre elas a “Sala dos Morcegos” e a “Galeria Seca”.