Revista Rua

2021-01-06T16:21:25+00:00 Cultura, Literatura, Radar

10 livros a não perder neste início de 2021

São lançamentos recentes que podem entrar na sua lista de leitura para 2021.
Redação6 Janeiro, 2021
10 livros a não perder neste início de 2021
São lançamentos recentes que podem entrar na sua lista de leitura para 2021.

Por Vera Salazar

Um ano novo chegou e com ele a esperança que o período de pandemia finde. No entanto, enquanto a esperança é ainda a palavra de ordem, a melhor opção para viajar em novas aventuras e aprendizagens é através das páginas de um livro.
Estando atenta às melhores novidades, a RUA irá apresentar um conjunto de apostas para todos os tipos de gostos para este promissor ano de 2021.

Luzes do Sul, de Nina George
Editorial Presença, 2021

Com a filosofia que “os livros não são para cobardes”, Luzes do Sol conta a história de um comerciante de velharias, Francis Meurienne, que inaugura a Biblioteca Itinerante Philis, em Nyons, no ano de 1968. Enfrentando, numa primeira fase, a desconfiança da população de Provença, Francis tem a seu lado uma menina de doze anos com um dom singular: Marie-Jeanne consegue ver o Amor, literalmente, e que corações estão destinados uns aos outros. Mas a pergunta essencial é como irá usar esta dádiva? E como os livros podem ser uma ferramenta de ajuda nessa missão?

Luzes do Sul é, portanto, um livro dentro de um livro. Um romance poético sobre a alquimia da literatura e os diversos tipos de amor, sendo a materialização de um conto de fadas.

A Estrada de Prata, de Stina Jackson
Editorial Presença, 2021

Considerado pela revista Guardian como “envolvente e perturbador”, a narrativa começa após o desaparecimento da filha de Lennart. Já desaparecida há três anos algures no norte da Suécia, Lennart percorre de carro a Estrada de Prata procurando desesperadamente pelo paradeiro da sua filha, numa missão de se encontrar a si próprio e a redenção.
Ao mesmo tempo, Meya, de 17 anos, chega à cidade à procura de um novo começo, no entanto, a jovem encontra outros perigos. À medida que a escuridão outonal se aproxima, as vidas de Lennart e Meya cruzam-se de forma trágica e aterradora, como nunca poderiam ter imaginado.

Um livro de aventuras, autodescobertas e muito suspense.

Cozinha Organizada, Jantar na Mesa, de Joana Costa Roque
Manuscrito Editora, 2021

Depois de uma época de felicidade e comida (muita comida!) não nos esqueceríamos de uma sugestão de culinária. Com este livro vai aprender a planear as refeições e a preparar a ementa da semana, perceber como evitar o desperdício na cozinha, descobrir o que não pode faltar em casa, conhecer as dicas e estratégias para ser mais eficaz e pôr as mãos na massa com quase 100 receitas deliciosas.

A autora enfatiza os dias caóticos em que a cozinha pode ser mais um problema e a resposta é simples: incluir no seu vocabulário palavras como organização e preparação.

Um livro inovador, cujo propósito é simplificar a sua vida e descomplicar através de receitas variadas e saborosas.

O Cardeal, de Nuno Nepomuceno
Cultura Editora, 2021

Na pacata cidade de Cambridge, os pormenores monstruosos do crime estremecem a cidade. Mas tudo piora quando uma criança desaparece a caminho da escola e é encontrada numa mata, nu e estrangulado.

Adam Immanuel, um escritor inglês, é visto a fugir do bosque e todos, exceto uma jornalista e um professor universitário, acreditam que será ele o culpado. Simultaneamente, um cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de grande polémica: o novo Papa foi assassinado e o mundo prepara-se para informações comprometedoras sobre a Santa Sé.

Dando continuidade ao livro A Morte do Papa, Nuno Nepomuceno regressa com um livro inspirado em crimes reais e envolve-nos numa espiral psicológica perturbadora, que só Nuno sabe criar.

Calma, Vai Correr Tudo Bem, de Sofia Arruda
Arena PT, 2021

Sofia Arruda cria um livro para mulheres, nomeadamente mães. Sejam elas de primeira viagem ou já com alguma experiência, milhões de mulheres engravidam e dão à luz diariamente, em todo o mundo. Entram, portanto, na estrada da maternidade com um certo espírito de missão e sacrifício que faz com que, de longe, pareça uma coisa simples. Mas não é verdade. É muito difícil, mesmo quando se tem uma rede de apoio feita de pessoas disponíveis para ajudar.

Sofia Arruda, atriz e mãe, cria uma espécie de “manual de sobrevivência” com conselhos que gostava de ter sabido antes de ter entrado na aventura da maternidade. Decidiu que seria ela a dizê-lo às mães (e pais), partindo do relato da sua própria experiência e recorrendo a testemunhos de outras mães e de profissionais de saúde.

Uma narrativa que desconstrói uma série de mitos e crenças e dá ferramentas para que as mulheres possam tomar as rédeas do seu bem-estar durante a gravidez e no período pós parto.

Sonhemos Juntos, O caminho para um futuro melhor, de Papa Francisco e Austen Ivereigh
Editorial Planeta, 2021

Papa Francisco imortaliza e materializa o seu senso de esperança num futuro de pós pandemia redigindo um livro sobretudo de autoajuda e de resiliência.

Experienciando um momento único, a crise da Covid expôs a sociedade à crueldade e à iniquidade mas também à resiliência, generosidade e à criatividade de tantas pessoas. Sem precedentes, o Papa Francisco revela como as três crises que viveu foram essenciais para a sua mudança alegando que perante a crise temos duas escolhas: voltar a um estado de pré-crise ou, com coragem, aprender, mudar e emergir melhores do que éramos antes.

Num livro que assenta como uma luva na esperança de mudança neste novo ano, o Papa Francisco exorta-nos a não baixar os braços, a não permitir que a dor porque todos passámos tenha sido em vão e, sobretudo, atrevamo-nos a sonhar.

Casa Com Alma, de Vanda Boavida
Editorial Planeta, 2021

Apresentamos um guia completo e prático para transformar não só a sua casa, mas a sua vida. Vanda Boavida, consultora de Feng Shui, passo a passo, ensina-o a criar um lar onde predomina a paz e tranquilidade.

Nessa mesma linha, a vida diverge em diferentes áreas, das relações amorosas, ao trabalho, à família, estando intimamente ligada à casa onde vivemos. Por isso, é essencial desbloquear a energia, alinhar os seus objetivos e sonhos com o seu espaço, aumentando o seu bem-estar e o da sua família.

Através de imagens, cores, formas e texturas, a autora explica o reflexo que estes itens têm sobre as sensações, ações e resultados. Revelando os seus maiores segredos, este livro irá transformar a sua vida, potenciando o sucesso, a prosperidade, a saúde, os relacionamentos e a sua felicidade pessoal e profissional.

As Vingadoras, de Fern Michaels
Marcador, 2021

“Hoje, elas começam a lutar…”, é assim que esta narrativa se desenrola. Sete mulheres de uma Irmandade detêm uma boa dose de azar em relação a maridos, a colegas de trabalho sexistas e a um sistema jurídico que, muitas vezes, é insuficiente.

Como já diria o ditado inglês “misery loves company”, estas mulheres forjam um vínculo que as ajudará a reparar os erros cometidos contra elas e a descobrir uma força interior que não sabiam possuir.

Na Irmandade aprenderão que quando coisas más acontecem, pode-se fingir de morta ou levantar-se e lutar. A vida é injusta, é um facto, mas a maioria das mulheres sabe-o. O que se pode fazer quanto a isso? Milagres… mas única e exclusivamente se pertencerem à Irmandade!

Myra Rutledge decide formar um grupo que reúne perspetivas muito diferentes umas das outras, mas com um vínculo comum: os preconceitos de que são vítimas.

Reflexologia para Principiantes, de Stefanie Sabounchian
Marcador, 2021

Numa abordagem contemporânea, a autora apresenta uma prática ancestral que permite aliviar a dor, diminui o stress, reduzir a ansiedade, prevenir as doenças e melhorar a vitalidade.

Originalmente praticada pelos chineses e pelos indígenas americanos, esta forma de regeneração holística regista resultados impressionantes na aplicação de pressão durante a massagem nos pés.
As fantásticas ilustrações, os conhecimentos especializados da professora e praticante Stefanie Sabounchian e uma organização de fácil acesso permitem aos leitores assimilar rapidamente esta ferramenta.

Pequeno Cão Abraça-me!, de Yoyo Studios
Yoyo Books, 2021

Qual é a criança que não gosta de abraços e carinhos? Esta coleção permite que eles se abracem sempre que quiserem mesmo que nos tempos atuais um abraço seja uma verdadeira arma. Os mais pequenos acompanharão e abraçarão as personagens e as suas histórias, tornando estes livros perfeitos para a hora de adormecer.

Partilhar Artigo: