Revista Rua

2020-01-20T18:00:45+00:00 Bússola, Viagens

Os 10 locais abandonados mais maravilhosos do mundo

São locais belos, megalómanos... e abandonados!
©D.R.
Redação
Redação16 Janeiro, 2020
Os 10 locais abandonados mais maravilhosos do mundo
São locais belos, megalómanos... e abandonados!

Existem lugares  abandonados que podem parecer assombrados e assustadores. No entanto, alguns deles, conseguem ainda transparecer toda a história que os definiu, todas as promessas que faltaram cumprir ou todos os sonhos por realizar: apenas temos que os imaginar cheios de gente, sem pó e destruição.  Estão espalhados por todos os cantos do mundo e muitos deles trazem histórias ainda pouco conhecidas, mas muito interessantes. Abaixo pode ver alguns locais que um dia foram esquecidos e hoje são atrações turísticas.

Vila de Bodie, Califórnia, E.U.A.

Esta pequena vila da Serra Nevada faz parte das mais de seis mil cidades fantasma de extrema importância para a cultura nacional americana. Todas elas fundamentais para o desenvolvimento da corrida ao ouro e de metais preciosos no final do século XIX. Bodie, em particular, preservou as casas de madeira, a decoração e os objetos pessoais da população, mesmo depois do abandono por parte dos moradores.

Casa do partido Comunista da Bulgária, Buzludzha, Bulgária

É uma construção localizada no cimo do monte Buzludzha e servia como sede do Partido Comunista Búlgaro. Foi desativada com a queda da Cortina de Ferro, em 1989, quando a Bulgária passou a adotar um novo sistema de governo. À entrada pode ler-se em vermelho e em inglês: “Esqueça o seu passado”.

Casa do partido Comunista da Bulgária ©Les Johnstone

SS Ayrfield, Homebush Bay, Austrália

Este navio com 1140 toneladas e 79 metros de comprimento foi construído no Reino Unido, em 1912, tendo sido usado para transportar provisões para as tropas americanas que estavam posicionadas na região do Oceano Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial.

SS Ayrfield ©Marc Dalmulder

Kolmanshop, Namíbia

É uma cidade fantasma no deserto da Namíbia construída em 1908 a cerca de 10 km a leste da cidade portuária de Luderitz.  A cidade foi habitada por alemães e a sua construção tinha como objetivo a busca e exploração de diamantes, mas foi abandonada em 1954 devido ao esgotamento desses minérios.

Castelo da Dona Chica, Braga

Este castelo construído no início do século XX é obra de um arquiteto suíço, Ernesto Korrodi, e tem uma arquitetura mista que preserva os traços históricos, neogóticos e românticos de Braga.

A dona Chica (Francisca Peixoto Rego), que dá o nome ao castelo foi, na verdade, quem ordenou a sua construção com intuito de organizar festas destinadas à alta sociedade local. No entanto, as brigas com o marido, o português João José Ferreira do Rego, culminaram no fim do relacionamento e na consequente interrupção das obras. O castelo nunca foi habitado e apenas se concluiu a sua construção em 1991.

Castelo da Dona Chica ©José Gonçalves

Cidade de Ordos, China

Com uma área de mais de 86 mil km2, Ordos ficou conhecida como a maior cidade fantasma do mundo. Foi fundada no dia 26 de fevereiro de 2001 e tinha como objetivo servir como uma das cidades futurísticas mais impactantes da China. Hoje em dia, boa parte dos edifícios encontram-se em completo estado de decadência devido à falta de verbas e problemas graves em torno dos financiamentos imobiliários.

Cidade de Ordos ©Arautos d'El Rei

Craco, Itália

Craco é uma comunidade italiana na região de Basilicata. O centro histórico foi abandonado devido a um deslizamento de terras transformando-se numa cidade fantasma. A sua história remonta ao século VII A.C. e está localizada num terreno árido, seco e cercado por ravinas.

Wonderland Park, Pequim, China

Foi projetado com a intenção de ser o maior parque de diversões da Ásia, mas foi abandonado por falta de recursos.

Templo de Santiago, México

O Templo de Santiago foi construído por monges Dominicanos há cinco séculos. Desapareceu, ficando submerso, quando foi construída a primeira central hidroelétrica sobre o rio Grijalba. Devido à seca no Estado de Chiapas, o nível do rio desceu 25 metros revelando o templo. Hoje pode ser visitado de barco.

Templo de Santiago ©David Von Blohn

Túnel do Amor, Ucrânia

Esta é uma zona ferroviária abandonada perto de Klevan, na Ucrânia. Durante a primavera e o verão fica coberto de árvores e folhagem, criando um túnel verde. Local de visita escolhido por muitos casais devido à lenda que diz que beijar neste túnel dá sorte.

Túnel do Amor ©D.R.
Partilhar Artigo: