Revista Rua

2020-12-02T17:12:17+00:00 Cultura, Literatura, Radar

10 novidades literárias sugestivas para oferecer neste natal

Estes livros podem (e devem) estar no sapatinho!
Redação
Redação2 Dezembro, 2020
10 novidades literárias sugestivas para oferecer neste natal
Estes livros podem (e devem) estar no sapatinho!

Por Vera Salazar

Está a chegar a época mais bonita do ano. Luzes decorativas, o friozinho característico que nos faz desejar uma lareira quentinha e, é claro, os presentes de Natal. Neste ano que tem sido bastante atípico e que o contacto físico tem sido refletido em esperança, a RUA sugere uma das melhores prendas a dar neste natal, uma vez que nada é melhor do que viajar para diversos tempos e espaços… através de uma boa leitura.
Aponte as novidades que farão as delícias dos bookaholics neste Natal.

O Ickabog, J. K. Rowling

A criadora da saga Harry Potter está de volta à ficção infantil. Mas, desta vez, Hogwarts dá lugar a um reino extraordinário, onde um monstro terrível ameaça a felicidade vigente e só um grupo de crianças poderá evitar o pior e descobrir toda a verdade por trás das lendas contadas.
Uma história para miúdos e graúdos, que vale a pena acrescentar à sua lista de prendas.

Sentir & Saber: A Caminho da Consciência, António Damásio

O neurocientista português baseia-se nas mais recentes descobertas da sua área, da psicologia e da inteligência artificial para explorar as grandes questões da consciência humana. O que nos é mais inato: sentir ou pensar? Esta é apenas uma das interrogações para as quais dá resposta nesta obra, que será certamente mais um sucesso.

O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel, R. R. Tolkien

A trilogia de J.R.R. Tolkien está de volta para deliciar os fãs da literatura fantástica das aventuras de Frodo pela Terra Média. As obras foram traduzidas a partir da versão mais recente do texto em inglês, revisto segundo indicações deixadas pelo próprio autor.
É um presente de Natal perfeito para quem quer reler a saga e também para aqueles que ainda não descobriram o poder do anel.

O Manuscrito de Birkenau, José Rodrigues dos Santos

Para os adeptos de romances históricos, esta obra assinada por José Rodrigues dos Santos é uma aposta excelente, sobretudo tratando-se de um novo lançamento e a conclusão da envolvente história iniciada no O Mágico de Auschwitz.
Esta obra baseia-se em acontecimentos reais para narrar o encontro entre dois homens peculiares: um mágico judeu deportado para o campo da morte e um legionário português recrutado pelas SS. Que papel terão no desenrolar do Holocausto? Pode sempre perguntar ao feliz presenteado ou, melhor ainda, oferecer-se um exemplar.

A Certeza do Acaso, Margarida Rebelo Pinto

Retrata uma história de amor atual e envolvente na qual o desejo e o sonho se debatem com o medo e a realidade.
Em plena capital, ensombrada pelos tempos de pandemia, Maria da Luz tenta encontrar novos caminhos que lhe resgatem a felicidade perdida, depois de aceitar o fim de uma grande paixão. O triste destino de um navio arrestado no Mar da Palha que mantém a sua tripulação refém durante vários meses serve de metáfora para o sonho e a ilusão de que são feitas algumas relações de amor. Com os dois filhos já adultos e o pai doente, Maria da Luz procura refúgio e consolo na companhia dos melhores amigos para suavizar a tristeza e a solidão, acentuadas pela sensação do ninho vazio, até perceber que todas as respostas estão dentro de cada um de nós.
É perfeito para a época natalícia em que todos precisamos de sonhar para viver.

Por Ladrar Noutra Coisa: Diário de uma Bitch, Guilherme Duarte

Apresentamos uma ideia para ler com os mais pequenos seguindo a história Zaya, uma cadela maltratada que foi abandonada e presa a uma árvore. Resgatada e colocada no canto mais recôndito de um canil, onde os pitbulls e outros cães “perigosos” ficam até morrer, o destino levou até àquele lugar um ser bondoso que a adotou. Agora, com novos donos, nova casa, nova vida… tudo muda. As relações com outros animais, o seu ódio de estimação por gatos, a vida como influencer, o estranho modo de viver dos humanos, tudo é relatado no diário que alimenta. E já que falamos em alimentar: para a Zaya, bacon é o expoente máximo de felicidade.

Órix e Crex: O Último Homem, Margaret Atwood

Se está à procura de oferecer um thriller romântico utópico, esta é a melhor opção.
Até pode ser que os porcos não voem, mas estão completamente alterados. O mesmo se passa com os lobos e outros animais. Um homem, que em tempos se chamou Jimmy, vive numa árvore, embrulhado no seu lençol e diz chamar-se Homem das Neves. A voz de Órix, a mulher que ele amava, provoca-o e persegue-o. E os Filhos de Crex são agora responsabilidade sua. Como é que o mundo inteiro se desmoronou tão depressa?
Com a sua habitual agudeza de espírito e o seu humor negro, Margaret Atwood apresenta-nos um mundo novo, habitado por personagens que não nos deixarão mesmo depois da leitura do último capítulo.

Como Reorganizar um País Vulnerável?, José Reis

Macroeconomia e organização económica, políticas públicas, trabalho, emprego e produção, territórios urbanos, ambiente, famílias, interdependências sociais e desigualdades, são as palavras-chave deste livro.
A incerteza radical que nos rodeia é o convite mais forte para que discutamos e olhemos para o essencial, sabendo que não pode ser nas velhas racionalidades nem nas velhas restrições que encontramos os termos da discussão. É a vida que se nos impõe como maior valor. Tanto as vidas individuais como a vida que tem de orientar a nossa reorganização coletiva, na economia, na sociedade, no espaço público e político. O processo da vida, que um sábio antigo usava para definir o objeto da sua disciplina, deve ser hoje o mote para tudo.

O Nome da Rosa: Edição especial com textos inéditos, Umberto Eco

Numa abadia medieval isolada, uma comunidade de monges é devastada por uma série de crimes. Um frade franciscano que investiga os mistérios de uma biblioteca inacessível.
Numa edição com desenhos e apontamentos preparatórios do autor, o thriller inspirou um filme e uma série de televisão com grande êxito internacional.  

O Grande Livro do Natal Português: Contos, lendas, tradições, provérbios e receitas

 

Já que o Natal é assunto deste artigo, não poderíamos esquecer uma opção que destacasse isso mesmo.
Numa parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, a editora Self lança um novo livro destacando cada cultura em cada geografia. Será que já pensou no quão especial e diferente é o Natal português? Sabia que, até hoje, persistem tradições e rituais de Natal que são exclusivos a Portugal e que não existem em mais lugar nenhum no mundo? Dos Caretos ao Madeiro, do bacalhau ao polvo, do Magusto da Velha ao Presépio Lapinha, do Bananeiro aos Cantes ao Menino.

Um livro para se deliciar em família, onde poderá encontrar provérbios, lendas, contos portugueses tradicionais de Natal, a origem das tradições natalícias, deliciosas receitas típicas do nosso país e até moldes para decorações de Natal.

É de realçar que na compra deste livro 1€ reverte para os Lares da União das Misericórdias.

Partilhar Artigo:
Fechar